Frente parlamentar debate prejuízos causados em estação brasileira — Rádio Senado

Frente parlamentar debate prejuízos causados em estação brasileira

LOC: A FRENTE PARLAMENTAR DE APOIO AO PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO, SE REUNIU COM OS REPRESENTANTES DA COMISSAO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR E DISCUTIU OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELO INCÊNDIO QUE ATINGIU A ESTAÇÃO BRASILEIRA COMANDANTE FERRAZ.  

LOC: DOIS MILITARES MORRERAM E SETENTA POR CENTO DAS INSTALAÇÕES DA BASE FORAM DESTRUIDAS NO ACIDENTE, MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE MARCUS OLIVEIRA: 

(Repórter) A Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro, o Proantar, que é composta por 101 Deputados Federais e 27 Senadores, debateu o acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz, que interrompeu as pesquisas ali desenvolvidas. Para o senador, Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, o incêndio foi uma fatalidade e é preciso unir forças para garantir a retomada do funcionamento da base no continente Antártico. 

(Rodrigo Rollemberg) Foi uma fatalidade , triste para o Brasil, em função da importância que esse programa tem para o desenvolvimento cientifico e tecnológico, e de toda a humanidade , mas nós temos que aproveitar esse triste episodio ,para unir forças , no sentido de garantir imediatamente a reconstrução da base Comandante Ferraz, dentro de novos padrões de conforto e segurança ,garantido nos avanços tecnológicos que tivemos nos últimos anos e temos que aproveitar também para que o congresso Nacional como um todo e a população brasileira possa conhecer esse projeto para que tenhamos recursos para financiar as pesquisas. 

(Repórter) O senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná, também lamentou o ocorrido e ressaltou que o governo brasileiro vai reconstruir a estação em tempo recorde. 

(Sérgio Souza) O governo brasileiro assegurou todo recurso necessário ,para garantir a reconstrução mais rápido possível, e depois da tragédia vem a bonança, e acho que vamos reconstruir em um tempo recorde e vamos fazer bem mais eficiente e mais preparada para pesquisas modernas que o mundo exige. 

(Repórter) Na reunião ficou definido que os parlamentares da Frente de Apoio ao Proantar vão apresentar emendas orçamentárias destinadas ao programa, quando for iniciado o processo de análise do Orçamento da União para 2013.
29/02/2012, 08h10 - ATUALIZADO EM 29/02/2012, 08h10
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00