Presidente da comissão organizadora fala sobre prova para consultor — Rádio Senado

Presidente da comissão organizadora fala sobre prova para consultor

LOC: "UMA PROVA COMPLEXA PARA UM CARGO COMPLEXO". É ASSIM QUE O PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO DO SENADO DEFINE COMO DEVE SER A PROVA PARA CONSULTOR LEGISLATIVO. 

LOC: DAVI PAIVA ACREDITA QUE TODAS AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS, APESAR DA EXPECTATIVA DE UMA PROVA BASTANTE EXIGENTE. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER) Os 8.607 inscritos para disputar o cargo de consultor legislativo no concurso público do Senado terão pela frente uma seleção bem rigorosa, que vai requerer do candidato um sólido conhecimento específico na área pretendida. É o que afirma o consultor do Senado Davi Paiva, presidente da comissão organizadora do concurso. Enfatizando que não participa da elaboração das provas, Davi Paiva disse ter a expectativa de que todas as vagas para o cargo de consultor sejam preenchidas. 

(DAVI PAIVA) Eu não tenho acesso nenhum aos conteúdos das provas. Mas o modelo da prova do jeito que está proposto, com a primeira fase objetiva e a segunda fase discursiva, é a prova que normalmente é aplicada para o cargo de consultor legislativo. É um cargo que tem uma remuneração elevada, que tem um perfil de candidatos com grande especialização nos temas a que eles se propõem a concorrer. E nós esperamos, sim, preencher todas as vagas. Não vemos risco de que, com tantos candidatos inscritos, não haja preenchimentos dessas vagas. Obviamente é uma prova complexa para um cargo complexo. 

(REPÓRTER) O edital prevê nove vagas para consultor, em áreas como Direito Tributário e Direito Financeiro, Educação e Meio Ambiente. O Senado poderá abrir novas vagas, dependendo de dotação orçamentária e de conveniência da Administração da Casa. O cargo de consultor tem salário inicial de 23 mil 826 reais, e os candidatos terão que passar por três etapas: prova objetiva, com questões de múltipla escolha, no dia 11 de março; prova discursiva, apenas para os 20 primeiros colocados em cada área, no dia 29 de abril; e avaliação de títulos, aplicada apenas aos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores. A homologação do concurso, com a publicação dos nomes dos aprovados no Diário Oficial, está prevista para 5 de julho.
28/02/2012, 12h31 - ATUALIZADO EM 28/02/2012, 12h31
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00