Empresas aéreas têm de respeitar consumidor, diz diretora do Ministério da Justiça — Rádio Senado

Empresas aéreas têm de respeitar consumidor, diz diretora do Ministério da Justiça

LOC: APESAR DO CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PASSAGEIROS, A AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA AINDA PRECISA APRENDER A LIDAR COM O CONSUMIDOR. 

LOC: ESSA FOI A CONCLUSÃO DOS PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE QUE DISCUTIU A SITUAÇÃO DO SETOR, NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(REPÓRTER) Os participantes da audiência pública que discutiu a aviação civil brasileira apontaram para os senadores da Comissão de Meio Ambiente Defesa do Consumidor , Fiscalização e Controle, os gargalos que já impedem o crescimento do setor, como o valor das passagens, a situação dos aeroportos, e a falta de vôos regulares nos aeroportos de pequeno porte. O Brasil é considerado um grande mercado para a aviação devido à extensão territorial e o crescimento do poder aquisitivo da população. Hoje apenas meio por cento da população brasileira viaja de avião, número considerado pequeno. A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, lembrou que antes de se preparar para atender a demanda dos grandes eventos internacionais que o país vai sediar, como a copa do mundo, o setor de aviação comercial precisa aprender a tratar o consumidor brasileiro com mais respeito. 

(JULIANA PEREIRA - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA) Eu estou preocupada com os grandes eventos do Brasil, mas eu também estou muito preocupada com o consumidor brasileiro que hoje precisa ser tratado com muito respeito nesse serviço até pra fomentar o desenvolvimento deste setor, com a ampliação de rotas de espaço de transporte aéreo. 

(REPÓRTER) Para o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal e presidente da comissão, as empresas aéreas e o governo precisam se preparar de forma adequada para atender as necessidades dos passageiros. 

(RODRIGO ROLLEMBERG) O que estamos vivendo nesse momento são as dores do crescimento. Os dados que vemos aqui mostra uma manifestação positiva do processo que acontece no Brasil nos últimos anos, que a inclusão social que aumentou a classe média, aumentou o número de usuários da aviação civil, isso deve ser positivo pra todos. Deve ser melhor pras companhias áreas, dá acesso a um meio de transporte mais seguro, mas temos que enfrentar as questões que se colocam.

(REPÓRTER) Os participantes indicaram a necessidade de melhorar a comunicação das companhias aéreas com os passageiros, a divulgação dos direitos do usuário do serviço, o treinamento dos funcionários que atendem o público e a melhora da infraestrutura dos aeroportos como pontos essenciais para garantir a satisfação dos usuários do serviço. Participaram da audiência pública representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, da Agencia Nacional de Aviação Civil da Infraero, do Tribunal de Contas da União, e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias.
28/02/2012, 01h45 - ATUALIZADO EM 28/02/2012, 01h45
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00