Dirigentes sindicais pedem na CDH fim de fator previdenciário — Rádio Senado

Dirigentes sindicais pedem na CDH fim de fator previdenciário

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DO SENADO FEDERAL PROMOVEU MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O FATOR PREVIDENCIÁRIO. 

LOC: DIRIGENTES SINDICAIS PEDIRAM O FIM DO MECANISMO QUE REDUZ A APOSENTADORIA DE QUEM PEDE O BENEFÍCIO MAIS CEDO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) Para os dirigentes sindicais que participaram da audiência, o fator previdenciário é perverso pois diminui o benefício dos trabalhadores. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, presidente da Comissão de Direitos Humanos, destacou que todas as entidades presentes concordavam nesse ponto. E também na necessidade de assegurar reajuste digno aos aposentados que ganham mais do que um salário mínimo. 

(PAULO PAIM) Todos pra mim tem a mesma posição. queremos de fato avançar porque não dá para continuar com o fator e queremos a garantia para o reajuste dos aposentados. 

(REPÓRTER) Denisson Almeira Pereira, representante do Ministério da Previdência Social, afirmou que a pasta está disposta a receber sugestões. 

(DENISSON ALMEIDA PEREIRA - MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA) O ministério está aberto à discussão, aberto ao debate. O fator, de fato, acabou provocando uma redução do valor médio das aposentadorias. Em que pese não ter sido esse o objetivo. O objetivo primordial do fator era elevar um pouco a idade média da aposentadoria. 

(REPÓRTER) Já Aloysio Nunes Ferreira, senador do PSDB de São Paulo, alegou que, se o governo quisesse, já teria acabado com o fator previdenciário. 

(SENADOR ALOYSIO NUNES) O governo atual, o governo do pt está há 9 anos, um mês e 27 dias no poder. Sempre disse que era contra o fator. Então precisa mudar. Que mande um projeto. O governo tem a maioria esmagadora. Se o governo não estiver de acordo a coisa não vai. 

(REPÓRTER) O Senado aprovou em 2008 um projeto de lei, do senador Paulo Paim, que acaba com o fator previdenciário. A proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados.
27/02/2012, 01h34 - ATUALIZADO EM 27/02/2012, 01h34
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00