Senadores cobram execução da obra de transposição — Rádio Senado

Senadores cobram execução da obra de transposição

O SENADOR JOSÉ AGRIPINO DEFENDE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, MAS COBRA DO GOVERNO A EXECUÇÃO DA OBRA PELOS VALORES QUE FORAM LICITADOS.

O LÍDER DO GOVERNO, WALTER PINHEIRO, JUSTIFICA QUE OS PREÇOS FORAM ALTERADOS EM DECORRÊNCIA DE DIFICULDADES ENCONTRADAS NO DECORRER DO PROJETO. SAIBA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER) O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, criticou a falta de planejamento do Governo Federal na obra de transposição do Rio São Francisco. Na opinião dele, a licitação foi feita de forma irresponsável e sem projeto básico, o que provocou atrasos na execução e elevou em trinta por cento o seu custo, até agora.

(JOSÉ AGRIPINO) Eu sou favorável a transposição do rio São Francisco, porque ela beneficia o meu Rio Grande do Norte. Mas o que eu quero é que ela seja feita e feita com dinheiro público bem gasto. Não por uma obra começada por um valor e que já está hoje multiplicada por 1,4. Por razão de quê? Por falta de projeto.
 
(REPÓRTER) Já o senador Walter Pinheiro, do PT baiano, disse que o atraso na obra é devido a necessidade de adaptação do projeto à realidade encontrada no semi árido. Na opinião dele, o estágio atual da construção exige que o Ministério da Integração Nacional retome a idéia inicial de permitir que os trechos já concluídos sejam colocados em uso.

(WALTER PINHEIRO) A necessidade de você ir ajustando o projeto a uma realidade, a exigência do projeto, mas você vai tendo que fazer adaptações a partir da realidade encontrada no sertão e o segundo problema é o fato de que a obra foi pensada inicialmente pra que de forma modular você fosse liberando determinada etapas. Esse é um problema que não se consagrou.

(REPÓRTER) Walter Pinheiro lembrou que o Congresso Nacional pode ajudar a fiscalizar as obras e garantir que a proposta inicial seja colocada em prática. No ano passado, o Ministério da Integração Nacional renegociou diversos contratos para que as obras fossem retomadas. Os estados beneficiados diretamente pelas obras de transposição do Rio São Francisco são Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

24/02/2012, 06h19 - ATUALIZADO EM 24/02/2012, 06h19
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00