Comissão aprova permanência de Bernardo Figueiredo na ANTT — Rádio Senado

Comissão aprova permanência de Bernardo Figueiredo na ANTT

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A RECONDUÇÃO DE BERNARDO FIGUEIREDO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) O transporte ferroviário foi um dos principais temas da sabatina na Comissão de Infraestrutura. O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, por exemplo, questionou a licitação de um trem de alta velocidade para ligar as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Bernardo Figueiredo, que desde 2008 é o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, defendeu o modelo que deve ser licitado até o final do ano. 

(BERNARDO FIGUEIREDO - ANTT): Qual é a solução que melhor encaminha a questão do eixo Rio-São Paulo. É a ferrovia. Unanimemente. Estudada pelo governo FHC em 99 

(SENADOR RICARDO FERRAÇO): Mas tem que ser de alta velocidade, em função dos custos e do elevado subsídio público? 

(BERNARDO): A ferrovia foi resgatada no mundo, na China, Europa, EUA, foi porque ela ganhou velocidade. 

(REPÓRTER): Já Roberto Requião, senador do PMDB do Paraná, questionou o trânsito do diretor-geral da ANTT entre entes públicos e privados. 

(ROBERTO REQUIÃO): O senhor estruturou a privatização das ferrovias brasileiras. Como agente público. E participou da privatização. Como agente privado. Voltou ao estado. Para estruturar a ANTT. Órgão de fiscalização de contratos que o senhor criou como agente público e assinou como agente privado. Como o senhor dá conta de tantas contradições?

(REPÓRTER): Bernardo Figueiredo respondeu que se orgulhava de seu currículo, mas que não foi o responsável pela privatização da malha ferroviária. E como agente público, disse ele, tem sido rigoroso em suas funções, apesar de ter integrado o conselho de administração de várias concessionárias, como a A.L.L.. 

(BERNARDO FIGUEIREDO - ANTT): Nos dez anos de existência da ANTT a agência multou o conjunto das concessionárias em 60 milhões de reais. Nos 3 anos que estou lá a ANTT multou as concessionárias em 45 milhões. Dois terços desses 45 milhões foram para a A.L.L.. O valor da multa anual que a ANTT fazia às concessionárias antes da minha gestão era 2 milhões e 400 por ano. Durante a minha gestão foi de 15 milhões. 10 milhões só para a A.L.L. 

(REPÓRTER): O mandato dos diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres é de quatro anos, sendo permitida uma recondução. Além do diretor-geral, a ANTT possui 4 diretores de área. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: A RECONDUÇÃO DE BERNARDO FIGUEIREDO PARA A DIRETORIA-GERAL DA ANTT FOI APROVADA COM 16 VOTOS FAVORÁVEIS E UMA ABSTENÇÃO.  

LOC: ALÉM DA SABATINA E DA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA, A INDICAÇÃO TAMBÉM PRECISA PASSAR PELO VOTO DOS SENADORES EM PLENÁRIO.
15/02/2012, 00h38 - ATUALIZADO EM 15/02/2012, 00h38
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