Comissão debate situação dos haitianos no Brasil — Rádio Senado

Comissão debate situação dos haitianos no Brasil

LOC: CERCA DE 340 HAITIANOS ESTÃO NA CIDADE DE TABATINGA, NO AMAZONAS, SEM PODER DEIXAR O MUNICÍPIO, PORQUE NÃO TÊM VISTO DE ENTRADA NO BRASIL. 

LOC: A DENÚNCIA FOI FEITA PELO SENADOR EDUARDO BRAGA, DO PMDB DO AMAZONAS, QUE PARTICIPOU DE UM DEBATE NA COMISSAO DE RELAÇOES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL SOBRE A SITUAÇÃO DOS HAITIANOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) Às vésperas do anúncio, em 13 de janeiro deste ano, de regras para a concessão de vistos humanitários aos haitianos que querem migrar para o Brasil, 343 pessoas daquele país já estavam a caminho. O resultado é que desde então, esses haitianos estão na cidade de Tabatinga, no Amazonas, e de lá não podem sair, porque não têm visto. A denúncia foi feita pelo senador Eduardo Braga, do PMDB Amazonense. 

(Eduardo Braga) Estão em Tabatinga 343 seres humanos, desde o dia 13, sem nenhuma decisão. Se nós vamos mandá-los de volta para o Haiti, ou se nós vamos conceder visto para que eles possam sair de Tabatinga, porque a maior punição que estamos dando ao tratamento humanitário que o Brasil deveria estar dando a esses cidadãos, é deixa-los nesse limbo. 

(Repórter) O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, disse que essa situação será resolvida. Explicou também que segundo as normas do visto humanitário, mil e duzentos vistos familiares por ano podem ser obtidos na embaixada do Brasil no Haiti. Além disso, os haitianos que já estavam no Brasil até 13 de janeiro receberão esse mesmo visto. 

(Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto) Sempre respeitando os direitos humanos, sempre respeitando esse laço cultural, de amizade, um laço até socialmente estabelecido entre o Brasil e o Haiti e permitindo que essas novas levas de sonhos não possam ser exploradas por outras quadrilhas que vêm operando isso em várias partes do mundo, com riscos reais a esses imigrantes. 

(Repórter) De acordo com informações da Polícia Federal, 5.122 haitianos entraram no Brasil desde 2010, especialmente pelas cidades de Brasiléia, no Acre e Tabatinga, no Amazonas.
13/02/2012, 08h07 - ATUALIZADO EM 13/02/2012, 08h07
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00