Comissão retoma debates sobre rumos da política externa brasileira — Rádio Senado

Comissão retoma debates sobre rumos da política externa brasileira

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO RETOMA, NA SEGUNDA-FEIRA, OS DEBATES SOBRE OS RUMOS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA.

LOC: TREZE AUDIÊNCIAS JÁ ESTÃO MARCADAS ATÉ O FIM DE MAIO. A PRIMEIRA DELAS É SOBRE IMIGRAÇÃO HAITIANA PARA O BRASIL. AS IINFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
 
(Repórter) O primeiro debate da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em 2012 vai tratar da imigração haitiana para o Brasil, com foco na rota de entrada e na regularização da situação dos imigrantes. O presidente da comissão, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, lembrou que a migração para o Brasil surgiu depois do terremoto de janeiro de 2010 e de um surto de cólera. E que a viagem irregular impõe muitos riscos, especialmente de exploração por parte dos coiotes.

(Fernando Collor) Os agenciadores da imigração ilegal, conhecidos como coiotes, cobrariam valores que variam de 5 mil a 10 mil dólares para levar um haitiano até Tabatinga ou Brasileia. Nos trechos mais difíceis, os coiotes se apoiam em traficantes de drogas para levar os imigrantes até o destino combinado. Desse apoio, resultam viagens arriscadas em péssimas condições de transporte e custos adicionais.
 
(Repórter) O ciclo de audiências da Comissão de Relações Exteriores Temas da Agenda Internacional continua no dia 27 de fevereiro, com a discussão da situação dos brasiguaios - brasileiros proprietários de fazendas na fronteira com o Paraguai - e da relação com a Venezuela e a Bolívia. No dia 5 de março, a comissão analisa a crise da União Européia - em especial Itália, Espanha, Portugal e Grécia - e suas conseqüências para a economia brasileira. Em 12 de março, o debate é sobre os preparativos para a Rio+20, conferência sobre meio ambiente que acontece no Rio de Janeiro em junho. O mundo árabe será tema de duas audiências em março, no dia 19, envolvendo Irã e Síria, e no dia 26, Egito e Líbia. Em 9 de abril o tema é Terrorismo; Ilícitos Transnacionais e Defesa Cibernética. Em 16 de abril começa outro ciclo de audiências, com debate sobre expectativas para 2012 depois de um ano de crise econômica. No dia 23 a discussão é sobre as prioridades da política externa brasileira. Em maio acontecem quatro audiências: no dia 7 sobre as perspectivas futuras da diplomacia; no dia 14 sobre o papel do Senado e da Comissão de Relações Exteriores na Política Externa Brasileira; 21, sobre a Conferência Rio +20; e no dia 28 sobre a posição do Brasil diante da nova ordem econômica mundial, com a formação de grupos como Brics e G20.
10/02/2012, 03h06 - ATUALIZADO EM 10/02/2012, 03h06
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00