Líder do governo descarta convocação de Mantega para esclarecer denúncias — Rádio Senado

Líder do governo descarta convocação de Mantega para esclarecer denúncias

LOC: O LÍDER DO GOVERNO DESCARTA CONVOCÃO DO MINISTRO DA FAZENDA PARA FALAR SOBRE DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NA CASA DA MOEDA.
 
LOC: ALÉM DESSE REQUERIMENTO DA OPOSIÇÃO, OS SENADORES DEVERÃO VOTAR UM PROJETO NO PLENÁRIO QUE TRATA DO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS HUMANOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) A reunião de líderes partidários que vai definir as votações do Senado neste primeiro semestre será realizada na terça-feira, dia 14. Até lá, o Plenário deverá analisar uma série de requerimentos e o projeto de lei do senador Aloysio Nunes Ferreira, que trata do transplante de órgãos. A proposta prevê a necessidade de autorização judicial no caso de doação entre pessoas que não sejam parentes. Aloysio Nunes acredita que essa regra vai impedir o tráfico de órgãos e a coação.
 
(Aloysio Nunes) Foram constatados casos que essa doação se fez mediante coação. O meu projeto de lei visa criar um procedimento para essa autorização. Deverá haver laudo de dois médicos com especialização na área. Se o juiz não se convencer que a doação é espontânea, ele pode determinar a realização de uma perícia.
 
(Repórter) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, afirmou que o partido vai insistir para ouvir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre as denúncias de irregularidades na Casa da Moeda. O ex-presidente Luiz Felipe Denucci foi demitido após a acusação de crime financeiro e do recebimento de propina de empresas contratadas pela estatal. Alvaro Dias declarou que as explicações já dadas pelo ministro não são suficientes.
 
(Alvaro Dias) Estou protocolando um requerimento para ouvir o ministro Mantega e o ex-presidente da Casa Moeda.. Isso está muito mal explicado. Ele tem que se explicar no Senado na Comissão de Assuntos Econômicos. As explicações do ministro foram confusas, apenas comprometem mais. 

(Repórter) Mas o líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, destacou que as denúncias da Casa da Moeda já são alvo de uma sindicância e ainda serão investigadas pelo Ministério Público Federal.
 
(Romero Jucá) Não há motivos para o ministro vir. O ministro já deu as explicações necessárias. Ele agiu prontamente. No momento em que surgiram as denúncias, o ministro e a presidenta Dilma demitiram. Portanto, as medidas a nível do governo já foram tomadas. As investigações continuam.
 
(Repórter) Apesar de o ritmo de votações no Plenário não ser tão intenso, as comissões permanentes retomam os trabalhos nesta semana com uma série de audiências. Entre elas está a sabatina para a recondução de Gilvandro Coelho para o cargo de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ligado ao Ministério da Justiça.
06/02/2012, 02h24 - ATUALIZADO EM 06/02/2012, 02h24
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00