Oposição que ouvir Mantega sobre denúncias na Casa da Moeda — Rádio Senado

Oposição que ouvir Mantega sobre denúncias na Casa da Moeda

LOC: OPOSIÇÃO NO SENADO SE MOBILIZA PARA CONVOCAR O MINISTRO DA FAZENDA A EXPLICAR DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA CASA DA MOEDA. 

LOC: MAS O LÍDER DO PT NA CASA JÁ DESCARTOU A REALIZAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DO ASSUNTO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O PSDB pretende ouvir na Comissão de Assuntos Econômicos o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O partido de oposição quer que ele explique denúncias de corrupção na Casa da Moeda e por que o presidente Luiz Felipe Denucci só foi demitido após virem à tona acusações de que ele teria movimentado 25 milhões de dólares em contas no exterior. As suspeitas são de que os recursos sejam resultado do pagamento de propina a Denucci por prestadores de serviço à estatal. O vice-líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, quer que o ministro da Fazenda explique porque a exoneração do subordinado não foi feita há cinco meses, após o PTB, partido que fez a indicação de Denucci para o cargo, pedir a saída dele logo depois de tomar conhecimento do suposto crime financeiro. 

(Aloysio) Só reagiu por causa da publicação na Folha de São Paulo. O erro está logo no início. Essa trama de um partido político para indicar o presidente da Casa da Moeda, que é alguém que além de imprimir a moeda, imprime carteira de identidade e passaporte e tem acesso a dados. REP: Mas o líder do PT, senador Walter Pinheiro, da Bahia, avalia que não há necessidade de o ministro vir ao Senado exclusivamente para tratar das denúncias que envolvem a Casa da Moeda. Ele argumentou que Guido Mantega já determinou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos e que o ministro deverá comparecer à Comissão Mista de Orçamento, onde poderá ser questionado. 

(Walter) O ministro já tomou atitude que deveria tomar. E o ministro mais cedo ou mais tarde estará na Casa e as pessoas terão a oportunidade de cobrar dele explicações e detalhamento. O que devemos cobrar é uma certa celeridade no inquérito que foi aberto e a participação de esferas de apuração, como o Ministério Público e Judiciário para que a gente não só faça a apuração, mas para que apliquemos a medida para que isso não se repita. 

(REPÓRTER): O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para tratar do caso. A ordem é para evitar que as denúncias de corrupção na Casa da Moeda se transformem numa crise política que contamine a economia brasileira.
03/02/2012, 00h35 - ATUALIZADO EM 03/02/2012, 00h35
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00