Comissão vai discutir regras de atendimento dos planos de saúde — Rádio Senado

Comissão vai discutir regras de atendimento dos planos de saúde

LOC: NESTA SEMANA/ NA PRÓXIMA SEMANA, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI DISCUTIR AS REGRAS DE ATENDIMENTO E A SITUAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE.
 
LOC: JÁ A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE VOLTAR A ANALISAR O ESTATUTO DA JUVENTUDE. MAIS DETALHES SOBRE A RETOMADA DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.
 
(Repórter) As comissões retomam as atividades nesta segunda-feira com uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Os senadores devem discutir a saúde dos trabalhadores e a situação dos planos de saúde com sindicalistas e empresários. O Senado analisa uma série de propostas que estendem a cobertura e ampliam o atendimento dos usuários desses planos. Entre elas, duas iniciativas que tornam crime a exigência de garantia financeira, como cheque-caução, como condição para prestar serviços médicos, como consultas, exames e internações, para clientes de planos de saúde. As matérias punem com mais rigor os hospitais e clínicas que se recusarem a atender os pacientes em situação de emergência. Outro projeto obriga os planos de saúde a cobrir o custo de medicamentos orais no tratamento de pacientes com câncer. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, considera o debate fundamental para assegurar os direitos dos trabalhadores.
 
(Paim) Isso é um tema também que nós não temos como deixar de tratar pela gravidade. Já na segunda-feira, numa audiência pública, vai tratar dos planos de saúde e vai tratar também, nós temos que ter um cuidado especial com a saúde do trabalhador. Então a saúde do trabalhador vai ser palco com certeza de debate nesta questão.
 
(Repórter) Na terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos deve sabatinar o economista Ricardo Machado e analisar sua recondução para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Ministério da Justiça. A pauta da CAE inclui a proposta que garante aos trabalhadores rurais atingidos pela seca o direito a receber o seguro-desemprego. Também na terça-feira, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo deve votar um projeto que permite o plantio de cana-de-açúcar e a produção de etanol nas áreas de Cerrado e na Amazônia legal. Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça volta a analisar o Estatuto da Juventude, que estabelece uma série de princípios e políticas específicas para o poder público atender as pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade. O texto tem pontos polêmicos, como a meia entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes e jovens carentes.
03/02/2012, 01h46 - ATUALIZADO EM 03/02/2012, 01h46
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00