Projeto quer aumentar punição para quem maltratar animais — Rádio Senado

Projeto quer aumentar punição para quem maltratar animais

LOC: AUMENTAR AS PENAS PARA QUEM MALTRATA OS ANIMAIS.

LOC: ESSA É A IDEIA DE UM PROJETO DE INICIATIVA POPULAR QUE DEVERÁ CHEGAR AO CONGRESSO NACIONAL NESTE ANO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) Milhares de pessoas ocuparam as ruas de diversas cidades brasileiras para pedir mudanças na lei que trata da punição a quem maltrata animais. A legislação atual prevê que quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos estará sujeito à detenção de três meses a um ano e pagamento de multa. A sentença pode ser maior se o animal morrer. Uma das organizadoras do Movimento Crueldade Nunca Mais, Fernanda Barros, disse que a pena é muito leve, por isso a necessidade de revisão. Segundo Fernanda Barros, a proposta, que está em fase de elaboração, já tem um nome.

(FERNANDA BARROS) A lei Lobo foi inspirada no cão lobo que foi um cão arrastado de carro pelo seu próprio dono pelas ruas de Piracicaba, causando uma grande comoção popular pela barbaridade do crime.

(REPÓRTER) O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, acredita que a proposta que virá da sociedade chega em boa hora.

(PAULO DAVIM) Eu acho que o cidadão ou cidadã que não tem zelo, carinho, pelos animais e agride, maltrata os animais seria a mesma coisa que estar maltratando um ser humano sem capacidade de reação. Temos que respeitar o cidadão, mas também temos que respeitar os animais. Temos que respeitar as nossas florestas.

(REPÓRTER) Para ser apresentado ao Congresso Nacional, um projeto de iniciativa popular deve ter o apoio de, pelo menos, um milhão e meio de pessoas. Um exemplo é a Lei da Ficha Limpa.
23/01/2012, 04h29 - ATUALIZADO EM 23/01/2012, 04h29
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00