Gastos com funcionalismo desaceleram pelo segundo ano consecutivo — Rádio Senado

Gastos com funcionalismo desaceleram pelo segundo ano consecutivo

LOC: OS GASTOS DO GOVERNO COM O FUNCIONALISMO DESACELERARAM PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO. 

LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO, SENADOR VITAL DO REGO, O GOVERNO VEM SENDO MAIS VIGILANTE COM ESSAS DESPESAS SEM PERDER O COMPROMISSO DE MANTER ATUALIZADOS OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES. 

TÉC: Uma estimativa feita com base no cruzamento de dados do Tesouro Nacional e do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, o Siafi, revelou que em 2011 as despesas federais com pessoal cresceram menos que no ano anterior. A desaceleração acontece depois de dois anos seguidos de aumento nesses gastos, que em 2009 corresponderam a 4,75 por cento do Produto Interno Bruto do País, o maior índice registrado desde 2005. Para o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, o governo tem sido mais vigilante com os gastos do funcionalismo nos dois últimos anos, mas se preocupa em manter os salários minimamente atualizados. O senador, que enfrentou problemas para a aprovação do Orçamento deste ano por conta de reivindicações dos funcionários do Judiciário e dos aposentados, afirmou que no momento a desaceleração com os gastos é extremamente positiva, mas que, passada a crise, essa política precisará ser revista. 

(Vital do Rego) Essa questão ao longo do tempo deverá ser flexibilizada até porque existem categorias que estão reclamando de melhorias de recuperação de seus salários que precisam ser repostos. Mas efetivamente isso é um ponto extremamente positivo de austeridade do governo e da política econômica do governo não deixar escapar os níveis de ansiedade que nós estamos vivendo com relação a essa crise internacional. 

(Patrícia) Vital do Rego disse ainda que em abril deverá ser instalado um grupo de trabalho para discutir as atualizações dos salários dos servidores que estão reclamando reposição salarial e formas de recuperação das aposentadorias para os que ganham mais de um salário mínimo.
23/01/2012, 00h16 - ATUALIZADO EM 23/01/2012, 00h16
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00