Senadores comemoram sanção do Orçamento sem vetos — Rádio Senado

Senadores comemoram sanção do Orçamento sem vetos

LOC: OS SENADORES SE SURPREENDERAM COM A DECISÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DE SANCIONAR O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO SEM VETOS.

LOC: MAS A OPOSIÇÃO COBRA DO EXECUTIVO O CUMPRIMENTO INTEGRAL DO QUE FOI APROVADO PELO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER) Ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos anos, o Orçamento Geral da União deste ano foi sancionado sem nenhum veto. A lei, que trata de toda arrecadação e gastos do governo federal em 2012, foi publicada no Diário Oficial da União da forma que foi aprovada pelo Congresso Nacional. O relator de Receitas do Orçamento, senador Acyr Gurgacz, do PDT de Rondônia, se disse surpreso com o fato de a presidente Dilma Rousseff não ter mudado nada no projeto. Mas ponderou que os deputados e senadores negociaram com a equipe econômica toda a proposta orçamentária. Acyr Gurgacz destacou que os parlamentares elaboraram um projeto de acordo com a realidade de um cenário de crise financeira internacional.

(ACYR GURGACZ) Houve uma maturidade muito grande por parte do Executivo e do Legislativo em promover um orçamento equilibrado e que atende à população brasileira. Temos que estar atentos e não podemos imaginar que uma crise como essa que está acontecendo em outro hemisfério num mundo globalizado não venha chegar ao nosso país. Estamos trabalhando, tanto Congresso quanto Executivo.

(REPÓRTER) Já o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, elogiou a sanção sem vetos. Ele lembrou que a presidente Dilma se livrou do desgaste político de vetar um reajuste maior para aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo porque o Congresso Nacional deu um voto de confiança para que o governo negocie uma proposta que não comprometa as contas públicas. Jayme Campos, que integra a Comissão Mista de Orçamento, destacou que mais importante do que não vetar a proposta é tirá-la do papel.

(JAYME CAMPOS) ...

(REPÓRTER) O Orçamento Geral da União deste ano prevê uma receita superior a 2 trilhões e 200 milhões de reais. Desse montante, 655 bilhões são para o pagamento da dívida. O salário mínimo é de 622 reais e a meta de inflação é de 4 e meio porcento.
20/01/2012, 00h44 - ATUALIZADO EM 20/01/2012, 00h44
Duração de áudio: 02:43
Ao vivo
00:0000:00