Senadores relembram investigação na morte do ex-prefeito Celso Daniel — Rádio Senado

Senadores relembram investigação na morte do ex-prefeito Celso Daniel

LOC: PASSADOS DEZ ANOS DA MORTE DO ENTÃO PREFEITO DE SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL, SENADORES RELEMBRAM ATUAÇÃO DA CPI DOS BINGOS, QUE TAMBÉM INVESTIGOU O CRIME.

LOC: ALVARO DIAS E VALDIR RAUPP, DOIS DOS SENADORES QUE ATUARAM NAQUELA CPI, CONVERSARAM COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) Celso Daniel foi sequestrado depois de sair de um restaurante na noite de 18 de janeiro de 2002, e encontrado morto dois dias depois numa estrada de terra em Juquitiba, próximo a São Paulo. O caso foi investigado pela polícia, mas até hoje apenas um dos oito denunciados foi julgado. Além disso, sete pessoas que tiveram algum envolvimento com o caso acabaram morrendo, alguns em situação também misteriosa. A morte de Celso Daniel foi investigada pela CPI dos Bingos, que funcionou no Senado entre 2005 e 2006. Isso porque uma das linhas de atuação da CPI foi apurar a destinação de dinheiro do crime organizado para campanhas políticas, algo que, suspeita-se, vinha acontecendo em Santo André. E o prefeito teria sido morto pela quadrilha que desviava dinheiro. Mas, no relatório final, a CPI não sugeriu qualquer medida sobre o caso Celso Daniel, como relembra o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná.

(ALVARO DIAS) Os fatos foram apresentados, eu próprio levei gravações realizadas que foram realizadas até pela justiça, mas infelizmente a CPI não determinou, apontou nenhum caminho, até porque havia investigações policiais mais competentes, os inquéritos da Polícia Civil de São Paulo estavam sendo realizados naquele tempo.

(REPÓRTER) Outro senador que integrava a CPI dos Bingos, Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, lembra que, mesmo sem encaminhar algo específico sobre o caso de Santo André, a CPI dos Bingos ajudou no combate à entrada de dinheiro ilegal em campanhas partidárias.

(VALDIR RAUPP) Pelo menos o jogo de bingo foi proibido no Brasil, pelo menos isso a CPI produziu. Infelizmente é uma coisa difícil de você impedir, que o crime organizado possa atuar nessa coisa dos jogos, dos bingos, então por isso foi proibido, e está acertado, isso não deve voltar, na minha opinião isso não deve voltar.

(REPÓRTER) Em relação a Santo André, o relatório final da CPI dos Bingos apenas mencionou o suposto desvio de recursos da prefeitura, com pagamento de propinas por empresas que prestavam serviços ao município. A tese do crime, que foi debatida em várias audiências, ficou de fora do documento.
19/01/2012, 05h50 - ATUALIZADO EM 19/01/2012, 05h50
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00