Ana Amélia lamenta veto à exigência de formação para cabeleireiro — Rádio Senado

Ana Amélia lamenta veto à exigência de formação para cabeleireiro

LOC: OS PROJETOS QUE REGULAMENTAM AS PROFISSÕES LIGADAS À BELEZA E A CARREIRA DE TURISMÓLOGO FORAM SANCIONADOS PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA. 

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA LAMENTOU, NO ENTANTO, O VETO À EXIGENCIA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA EXERCER AS ATIVIDADES. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

TÉC: A lei que regulamenta as atividades de barbeiro, cabeleireiro, manicure, maquiador, depilador e esteticista foi sancionada pela presidência da República. Pela medida, os profissionais devem obedecer a normas sanitárias no atendimento dos clientes. Mas a versão publicada no Diário Oficial vetou a exigência, prevista na proposta aprovada pelo Senado, de formação específica para o exercício das profissões, com a justificativa de que as atividades não apresentam riscos à sociedade. A relatora do projeto, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lamentou a decisão. Na opinião dela, a exigência mínima do ensino fundamental e de curso de capacitação para os trabalhadores era uma forma melhorar a formação dos profissionais e garantir a segurança dos clientes. 

(Ana Amélia) Então esse tipo de formação escolar, é a mínima necessária, é ensino fundamental que estávamos prevendo no projeto, você vai limitar, digamos, vai limitar, deixando de ter a exigência de um diploma ou da conclusão do ensino fundamental que me parece contraditório com os objetivos do governo e de um país que tem que buscar na educação um caminho pro seu desenvolvimento. 

(Ana) Ana Amélia lembrou a importância de o profissional da área de beleza ter conhecimentos básicos ligados à saúde, como por exemplo, esterilização dos equipamentos. Outro projeto de regulamentação de profissão que recebeu vetos quanto à exigência de formação específica foi o que trata da profissão de turismólogo. Hoje, existem 43 projetos de regulamentação de profissões em análise no Senado e na Câmara dos deputados.
19/01/2012, 01h09 - ATUALIZADO EM 19/01/2012, 01h09
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00