Lei Geral da Copa deve legalizar compromisso do Brasil com a Fifa — Rádio Senado

Lei Geral da Copa deve legalizar compromisso do Brasil com a Fifa

LOC: O SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA, JEROME VALCKE, E O EX-JOGADOR RONALDO, DO COMITÊ ORGANIZADOR LOCAL, VISTORIAM NESTA SEMANA AS OBRAS DE DOIS ESTÁDIOS DA COPA DE 2014: O DE FORTALEZA E O DA BAHIA.

LOC: OS DOIS SE ENCONTRAM COM O MINISTRO DO ESPORTE, ALDO REBELO, NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA. A LEI GERAL DA COPA, QUE AGUARDA VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, PODE SER OUTRO TEMA DA VISITA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(REPÓRTER) O estádio mais adiantado para a Copa, segundo o governo brasileiro, é o Castelão, em Fortaleza, que já teria mais da metade das obras concluídas. O ex-jogador Ronaldo Fenômeno, disse que nesta primeira visita como membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local, poderá observar os últimos progressos feitos pelas equipes locais e discutir os preparativos nas sedes com as autoridades regionais. Em relação ao arcabouço legislativo, para a realização da Copa do Mundo daqui a pouco mais de dois anos, a Fifa ainda aguarda a aprovação da Lei Geral do evento. O texto precisa ser votado em uma comissão especial na Câmara dos Deputados, mas alguns pontos mais polêmicos, como a liberação de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa e a venda de meia-entrada impediram a votação em 2011. O projeto de lei, explicou o senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, presidente da subcomissão que acompanha os preparativos para a Copa do Mundo, explicita os compromissos firmados pelo Brasil na época da escolha da sede da competição.

(BLAIRO MAGGI) Eu estive junto com o presidente Lula em Zurique, onde nós fomos escolhidos, e lá nós já sabíamos. O Brasil sabe quais são as regras. O que vamos dar agora, na Lei Geral da Copa é a legalidade daquilo que nós já sabíamos antes.

(REPÓRTER) As visitas da Fifa aos estádios devem ser retomadas em março. Apesar do encontro no Ministério do Esporte nesta segunda-feira, não está programada uma visita ao Estádio Nacional.
16/01/2012, 00h52 - ATUALIZADO EM 16/01/2012, 00h52
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00