CAS deve votar projeto que regulamenta profissão de cuidador de idoso — Rádio Senado

CAS deve votar projeto que regulamenta profissão de cuidador de idoso

LOC: DEVE SER VOTADO EM BREVE, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE CUIDADOR DE IDOSO.
 
LOC: A POPULAÇÃO PODE DAR SUA OPINIÃO SOBRE A PROPOSTA POR MEIO DO ALÔ SENADO. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER MARCUS OLIVEIRA. 

(REPÓRTER) Os objetivos da proposta de regulamentação da profissão de cuidador de idoso são garantir os direitos das pessoas que exercem a atividade e assegurar um serviço seguro e qualificado às pessoas mais velhas, cuja saúde e bem-estar são diretamente afetados. Só poderá exercer a profissão, tanto de maneira particular quanto em instituições, pessoas com ensino fundamental completo e formação específica de cuidador de idoso, reconhecida pelo Ministério da Educação. O autor da proposta, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, ressaltou que a profissão já existe e está presente em boa parte dos lares brasileiros.
 
(MOKA) Nós estamos tendo uma população de idosos cada vez maior, a tendência natural e aumentar essa quantidade as pessoas estão cada vez vivendo mais. As famílias de antigamente era muito comum, ficar a mulher ou nora, filha mais velha, mais hoje todo mundo trabalha e a necessidade desse profissional, que na pratica já existe só não a regulamentação.

(REPORTER) Quem quiser participar da elaboração da proposta pode opinar por meio do Alô Senado, que elaborou algumas perguntas sobre o projeto, como qual nível de escolaridade deve ser exigido para exercício da profissão; ou se a má prática da profissão deve ser criminalizada. O Alo Senado funciona pelo telefone 0800 612211 ou pela internet no site www.senado.gov.br/alosenado.
16/01/2012, 00h50 - ATUALIZADO EM 16/01/2012, 00h50
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00