Decisão de legalizar imigrantes haitianos divide opinião de senadores — Rádio Senado

Decisão de legalizar imigrantes haitianos divide opinião de senadores

LOC: A DECISÃO DO GOVERNO DE LEGALIZAR OS MILHARES DE HAITIANOS QUE ESTÃO NO BRASIL PROVOCA INTERPRETAÇÕES DIFERENTES DE SENADORES DA REGIÃO NORTE. 

LOC: A MEDIDA VEM ASSOCIADA AO COMBATE À PERMANÊNCIA IRREGULAR E À DEPORTAÇÃO DOS ILEGAIS. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): O governo federal decidiu legalizar todos os imigrantes haitianos que entraram no Brasil nos últimos meses de forma ilegal, em especial pela fronteira norte, fugindo da situação de miséria agravada pelo terremoto de janeiro de 2010 no Haiti. A decisão provocou reações diferentes de senadores da região Norte. Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, por exemplo, disse estranhar a notícia. Ele contesta os números do Ministério da Justiça, que alega existirem cerca de quatro mil haitianos no País. Segundo o senador, que já foi governador do Amazonas, somente em seu estado este número já supera os cinco mil, e ele teme as conseqüências desta incorporação súbita de pessoas à região. 

(EDUARDO BRAGA): Esta questão está acontecendo na fronteira das mais animadas que nós temos do ponto de vista do tráfico de drogas, do tráfico de armas e etc. Nós não sabemos sequer que tipo de haitianos são estes que estão sendo legalizados no Brasil. Até porque eles emigraram ilegalmente e o Brasil está legalizando as situações deles com a maior boa-fé. Esta situação é uma situação muito estranha. 

(REPÓRTER) O objetivo alegado pelo governo ao legalizar os haitianos é justamente tentar parar com a imigração ilegal. A regularização de quem já está no Brasil vem acompanhada do endurecimento para os irregulares: a partir de agora qualquer haitiano que for encontrado em situação ilegal será deportado. O Brasil também se comprometeu a liberar 100 vistos por mês para haitianos a partir da embaixada em Porto Príncipe, a capital do país. O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, estado onde também se encontram milhares de haitianos, elogiou este aspecto da medida, citando também seu colega Jorge Viana, do PT do Acre.

(ANÍBAL DINIZ): Vai desestimular aqueles que estão vindo através dos coyotes. Nossa preocupação, que foi manifestada desde o início por mim e pelo senador Jorge Viana, era que o governo brasileiro reconhecesse a situação. Porque a gente estava sentindo um certo desinteresse pelo assunto. Mas agora que o governo brasileiro assumiu a gente fica aliviado. Desta maneira a gente não vai ter esta situação sem uma luz no fim do túnel. 

(REPÓRTER) O governo brasileiro articula também com os governos de Peru, Bolívia e Equador o combate aos coyotes, que são os traficantes responsáveis pela emigração ilegal.
11/01/2012, 00h22 - ATUALIZADO EM 11/01/2012, 00h22
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00