Ministro da Integração Nacional será ouvido nesta quinta-feira — Rádio Senado

Ministro da Integração Nacional será ouvido nesta quinta-feira

LOC: O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SERÁ OUVIDO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO REPRESENTATIVA DO CONGRESSO NACIONAL.

LOC: FERNANDO BEZERRA SE ANTECIPOU À CONVOCAÇÃO DEFENDIDA POR PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO E SE DISPÔS A CONVERSAR COM OS PARLAMENTARES SOBRE A LIBERAÇÃO DE VERBAS FEITA POR SUA PASTA. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) O ministro Fernando Bezerra será questionado por senadores e deputados que representam o Legislativo no recesso sobre como foi aplicado o dinheiro da Integração Nacional em 2011. A defesa civil e outros órgãos responsáveis pela prevenção de tragédias como os deslizamentos na região sudeste são subordinados a esse Ministério. Mas um levantamento publicado na imprensa aponta que quase 90 por cento dos recursos da pasta foram aplicados em Pernambuco, estado de origem do ministro. Para o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, será difícil o ministro convencer os parlamentares.

(ALVARO DIAS) É crime de improbidade administrativa. A Constituição é clara, ela dispõe que o cargo público exige impessoalidade no seu exercício. Neste caso, o interesse pontual, partidário, pessoal, familiar está colocado acima do interesse público. Por isso, cabe sim uma representação ao Ministério Público.

(REPÓRTER) Essa representação já foi protocolada pelo líder do Democratas, senador Demóstenes Torres, de Goiás, e Alvaro Dias disse que o PSDB vai aguardar a audiência com o ministro nesta quinta para então decidir se apóia a iniciativa. Mas para a senadora Lídice da Mata, do PSB baiano, a oposição está fazendo o jogo eleitoral. A senadora apóia a vinda do ministro da Integração Nacional ao Congresso, mas acredita que as denúncias já foram esclarecidas.

(LÍDICE DA MATA) O que está havendo é uma tentativa artificial de se criar uma crise em cima de um fato que está completamente esclarecido. O ministro Fernando Bezerra é um dos mais destacados e competentes do atual governo federal e que tem sua história política estruturada em cima da prestação de serviço ao povo de sua terra. Rep: Além do presidente do Senado e do Congresso, José Sarney, do PMDB, outros sete senadores fazem parte da Comissão Representativa do Congresso: Alvaro Dias, do PSDB, Humberto Costa, do PT; Acir Gurgacz, do PDT; Renan Calheiros, do PMDB; Blairo Maggi, do PR; Gim Argello, do PTB; e Sérgio Petecão, do PSD. A comissão também é formada por 18 deputados federais.
10/01/2012, 05h58 - ATUALIZADO EM 10/01/2012, 05h58
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00