Em 6 meses, ouvidoria recebeu mais de 1.500 manifestações — Rádio Senado

Em 6 meses, ouvidoria recebeu mais de 1.500 manifestações

LOC: EM SEIS MESES DE FUNCIONAMENTO, A OUVIDORIA DO SENADO RECEBEU MAIS DE MIL E QUINHENTAS MANIFESTAÇÕES DE CIDADÃOS DE TODO O PAÍS. 

LOC: A MAIOR PARTE DAS MENSAGENS SE REFERE À ATUAÇÃO PARLAMENTAR. MAS O PROJETO QUE TRATA DA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA TAMBÉM É MENCIONADO PELA POPULAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) O senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará assumiu a Ouvidoria da Casa em junho. Nos seis meses de funcionamento, foram recebidas 1.565 mensagens. Segundo o levantamento, 45% delas se referem a críticas e reclamações, enquanto 38% estão relacionadas a algum tipo de pedido. O estudo da Ouvidoria mostra que a população quer saber o que faz um parlamentar, como explica Flexa Ribeiro. 

(FLEXA RIBEIRO) A imagem que a sociedade tem do parlamentar é de que ele trabalha de terça a quinta. Na realidade, ele trabalha sete dias, porque quando não está em Brasília, está na base. Como também só se trabalha quando se está no Plenário. O Plenário é onde menos se trabalha porque o trabalho efetivo, de discussão e elaboração, acontece nas comissões. Esse trabalho a Ouvidoria pode esclarecer e mostrar. 

(REPÓRTER): Há dúvidas também sobre a gestão pública, direitos humanos, previdência, segurança e cobrança de impostos. Quando as mensagens são classificadas por assunto, o projeto em discussão na Comissão de Direitos Humanos, que torna crime o preconceito contra homossexuais, lidera o ranking. A maior parte da interatividade é feita pela internet. Os moradores da região Sudeste respondem por quase metade das manifestações. 70% dos cidadãos que procuram a Ouvidoria do Senado têm o Ensino Médio e Superior. O senador Flexa Ribeiro explicou que todas as manifestações são levadas adiante. No caso de opiniões sobre projetos de lei ou de políticas públicas, as mensagens são dirigidas aos presidentes das Comissões Permanentes do Senado, onde o tema está sendo discutido, ou para os relatores das propostas. 

(FLEXA RIBEIRO) Cada tipo de consulta tem um tratamento, mas nenhuma delas deixa de ser respondida, seja ela qual for. Evidente que a Ouvidoria não tem as respostas ela própria. Mas ela consulta o órgão do Senado que tem acesso à informação solicitada e depois transfere essa informação ao cidadão que pediu no prazo máximo de 30 dias. 

(REPÓRTER) Quem quiser mandar uma mensagem para a Ouvidoria pode acessar o endereço eletrônico: www.senado.gov.br/ouvidoria ou ainda ligar para o número 0800 61 22 11.
06/01/2012, 11h52 - ATUALIZADO EM 06/01/2012, 11h52
Duração de áudio: 02:33
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