Senadores usarão tablets para acessar pauta das comissões — Rádio Senado

Senadores usarão tablets para acessar pauta das comissões

LOC: A PARTIR DE FEVEREIRO, OS SENADORES PASSAM A USAR COMPUTADORES PORTÁTEIS PARA ACESSAR O CONTEÚDO DA PAUTA DAS COMISSÕES PERMANENTES. 

LOC: O NOVO SISTEMA, DISPONÍVEL EM TEMPO REAL PARA QUALQUER PESSOA COM CONEXÃO À INTERNET, VAI ECONOMIZAR PAPEL E ENERGIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): O Senado continua o processo de redução do uso de papel nos trabalhos. Depois da Ordem do Dia do Plenário, agora é a vez das pautas das comissões permanentes serem disponibilizadas na íntegra na internet. A partir de fevereiro, a versão impressa será eliminada. Os senadores poderão conferir o que será votado, o texto dos projetos, os votos dos relatores – além de outros documentos – pelos chamados tablets, que são computadores portáteis em formato de prancheta; ou ainda pelos smartphones. O Diretor de Sistemas Legislativos da Casa, João Holanda, acrescentou que as informações serão disponibilizadas em tempo real para qualquer pessoa conectada à internet. 

(JOÃO HOLANDA - DIRETOR DE SISTEMAS LEGISLATIVOS) A gente não está adquirindo apenas equipamentos. Estamos adquirindo na verdade um conjunto de soluções para o processo legislativo que envolve modernização, agilidade no processo, transparência. Quando falamos de transparência não é apenas das informações para os senadores, mas também para o cidadão. As informações disponíveis no tablet estarão disponíveis para todo cidadão na internet. 

(REPÓRTER): O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, destacou que a implantação da pauta eletrônica das comissões vai contribuir para a preservação do meio ambiente. 

(PAULO DAVIM): O tablet veio para substituir esses calhamaços. É uma contribuição importante que o Congresso Nacional dá para o meio ambiente. Imagine a economia que será feita de papel e consequentemente, terá repercussão futuramente no número de árvores que deixará de ser derrubada. 

(REPÓRTER): O Senado deverá pagar até 200 reais por cada um dos 81 tablets. Os gastos serão menores que os da Câmara dos Deputados, que adotou sistema parecido. Para eliminar o uso de papel naquela Casa, foram instalados 800 computadores nas 16 comissões.
04/01/2012, 00h19 - ATUALIZADO EM 04/01/2012, 00h19
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00