Nova lei determina adoção de medidas para melhorar o trânsito nas cidades — Rádio Senado

Nova lei determina adoção de medidas para melhorar o trânsito nas cidades

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SANCIONOU A POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA, QUE FOI PUBLICADA HOJE NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.

LOC: O OBJETIVO DA PROPOSTA APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL É MELHORAR O TRANSPORTE NAS CIDADES. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(REPÓRTER) A nova lei determina a adoção, em todo o país, de uma nova Política de Mobilidade Urbana, com medidas para melhorar o trânsito nas cidades brasileiras. O projeto aprovado pelo Congresso Nacional após 17 anos de discussão determina investimentos em conjunto da União, Estados e municípios. E busca estimular o transporte coletivo, o uso de bicicletas e a acessibilidade dos pedestres. A nova política ainda prevê a criação de pedágios urbanos para veículos individuais e de faixas exclusivas para os ônibus, a unificação de tarifas e a integração entre os terminais e pontos de ônibus, metrôs, trens e Veículos Leves sobre Trilhos, os VLTs. Também cria regras para reajustes de passagens, permissões para táxis e direitos dos usuários. O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, lembrou que a proposta, prevista na Constituição de 88, busca reverter a atual situação de engarrafamentos e dificuldades de locomoção de pessoas e cargas.

(LUIZ HENRIQUE) Um projeto que precisa ter a sua tramitação agilizada para que o Brasil possa ter uma política de mobilidade urbana que é essencial a um País que tem hoje 85% do seu contingente populacional vivendo em cidades.

(REPÓRTER) Durante o debate no Senado, Valter Pinheiro, do PT da Bahia, disse que apesar de preparar o Brasil para eventos internacionais, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014, a prioridade deve ser o atendimento das necessidades diárias de locomoção dos moradores.

(VALTER PINHEIRO) Porque nós estamos focando hoje mobilidade urbana para atender exclusivamente uma linha de transporte que ligue o aeroporto ao estádio para atender a questão da Copa. Então, portanto, nós temos que pensar o que é que tem, o que é que fica e o que nós vamos fazer por estas cidades.

(REPÓRTER) A nova Política Nacional de Mobilidade Urbana entra em vigor no início de abril.
04/01/2012, 01h10 - ATUALIZADO EM 04/01/2012, 01h10
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00