Rádio Senado comemora 12 anos de transmissão em ondas curtas — Rádio Senado

Rádio Senado comemora 12 anos de transmissão em ondas curtas

LOC: HOJE, 03 DE JANEIRO DE 2012, A RÁDIO SENADO COMEMORA O ANIVERSÁRIO DE SUAS TRANSMISSÕES EM ONDAS CURTAS.

LOC: SÃO 12 ANOS DE COMUNICAÇÃO ATIVA COM POPULAÇÕES DO INTERIOR DO BRASIL, PRINCIPALMENTE DAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE. VAMOS SABER MAIS SOBRE ESTE TRABALHO, NA REPORTAGEM DE MARCELA DINIZ.

(REPÓRTER): Dois mil e doze é um ano especial para a Rádio Senado. A emissora completa 15 anos de suas transmissões em FM e 12 anos de comunicação em Ondas Curtas. Graças a este último tipo de transmissão, as atividades do Senado são divulgadas para comunidades do interior do Brasil e podem ser ouvidas até em outros países. Isso porque o sinal em ondas curtas é de longo alcance, como explica o engenheiro da Rádio Senado Carlos Quezado.

(CARLOS QUEZADO - RÁDIO SENADO) Num determinado momento foi atribuído o nome "ondas curtas" porque o cumprimento de onda dessa faixa de transmissão era inferior à anteriormente utilizada, que era a faixa de ondas médias. A grande vantagem das ondas curtas é essa possibilidade de fazer uma transmissão a longa distância sem utilização de retransmissores, utilizando os fenômenos físicos de reflexão atmosférica e reflexão na própria superfície da terra. A atmosfera, junto com a superfície, forma um duto, um canal, que vai refletindo, refletindo e se propaga a grandes distâncias. 

(REPÓRTER) Além de transmitir as sessões plenárias e o trabalho das comissões do Senado, a rádio possui uma programação diferenciada para as populações do interior do País, com noticiários locais, informações sobre o Senado com uma linguagem simples e programas de prestação de serviço. É o caso do "Pergunte ao doutor", que tira dúvidas sobre saúde, e o "Celular do sertão", que divulga os recados enviados pelos ouvintes para parentes ou conhecidos que vivem em lugares que não possuem outra forma de comunicação senão o rádio. Em 2011, foram mais de 39 mil recados lidos no ar. Graças a um deles, o ouvinte João Pereira de Souza, de Alto Parnaíba, no Maranhão, encontrou uma irmã desaparecida há quarenta e um anos.

(JOÃO PEREIRA - OUVINTE) Eu achava que não encontrava mais ela, achava que ela já tinha falecido. Encontrei a minha irmã residente no Pará, através da Rádio Senado. Eu agradeço à Rádio Senado por ter encontrado a minha irmã.

(REPÓRTER) Devido ao longo alcance do sinal em ondas curtas, a Rádio Senado recebe cartas e e-mails de radioescutas que sintonizam a emissora até do outro lado do mundo. Ao saber do aniversário de 12 anos da Rádio Senado Ondas Curtas, um deles, Masahiro Kobayashi, que mora em Saitama, na grande Tóquio, enviou sua mensagem de felicitações.

(MASAHIRO KOBAYASHI - OUVINTE) I wish I could speak in Portuguese, but i can’t, so i’m speaking in english. my name is masahiro kobayashi, living in kawaguchi city, saitama, japan, which is my hometown. i enjoy travelling around the world by radio and i’m a listener of radio short wave senate, "Rádio Senado ondas curtas". congratulations for your anniversary! (Tradução: Eu gostaria de poder falar em português, mas como não posso, estou falando em inglês. Meu nome é Masahiro Kobayashi, moro em na cidade de Kawaguchi, em Saitama, Japão, que é minha cidade natal. Eu gosto de viajar pelo mundo por meio do rádio e sou ouvinte da Rádio Senado Ondas Curtas. Parabéns pelo seu aniversário.

(REPÓRTER) A transmissão da Rádio Senado em ondas curtas é feita na freqüência de cinco mil, 990 quilohertz, na faixa de 49 metros. 

LOC: DIARIAMENTE, A PARTIR DAS SEIS HORAS DA MANHÃ, A PROGRAMAÇÃO AO VIVO DA RÁDIO SENADO ONDAS CURTAS TAMBÉM PODE SER OUVIDA PELA INTERNET, NO SITE DA RÁDIO SENADO: WWW.SENADO.GOV.BR/RADIO.
03/01/2012, 00h22 - ATUALIZADO EM 03/01/2012, 00h22
Duração de áudio: 02:49
Ao vivo
00:0000:00