Projeto estabelece multa de até mil reais para usuários de drogas ilícitas — Rádio Senado

Projeto estabelece multa de até mil reais para usuários de drogas ilícitas

LOC: UM PROJETO EM ANÁLISE NO SENADO ESTABELECE MULTAS DE ATÉ MIL REAIS PARA USUÁRIOS DE DROGAS ILÍCITAS.

LOC: A PROPOSTA, QUE ESTÁ NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, TAMBÉM ENDURECE A LEGISLAÇÃO CONTRA OS CRIMINOSOS. REPÓRTER SERGIO VIEIRA.

(REPÓRTER) O projeto do senador Sergio Souza do PMDB do Paraná endurece a lei contra os usuários de drogas ilícitas. Pelo texto qualquer pessoa que comprar, guardar, transportar ou trouxer para consumo alguma droga ilegal poderá pagar uma multa entre 200 e mil reais. A proposta, que se for aprovada já segue direto para a Câmara dos Deputados, também endurece a lei contra os criminosos que fazem uso de entorpecentes durante suas ações, determinando o uso das drogas como "agravante" nas sentenças judiciais. Sergio Souza alega que seu grande objetivo é combater o tráfico de drogas e também alertar os usuários sobre os perigos dessas substâncias para a saúde. Por isso mesmo ele defende que agora o usuário passe a sentir também no bolso as consequências de manter um vício como esse.

(SERGIO SOUZA) É que o cidadão, ele tenha noção de que ele vai ser penalizado como usuário. Porque o usuário é o que incentiva o tráfico de drogas. É normal nós acompanharmos em noticiários o quanto transtorno traz um dependente químico para a família. Nós chegamos a ver casos que mãe tem que acorrentar o filho em casa para ele não sair, e o filho já vendeu tudo que tem dentro de casa. E está roubando a vizinhança inteira para manter a sua dependência química.

(REPÓRTER) O projeto também determina que o dinheiro arrecadado com as punições deverá ser todo destinado para o Fundo Nacional Antidrogas.
02/01/2012, 03h53 - ATUALIZADO EM 02/01/2012, 03h53
Duração de áudio: 01:31
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00