Oposição questiona uso de recursos do FGTS em obras do evento — Rádio Senado

Oposição questiona uso de recursos do FGTS em obras do evento

LOC: A OPOSIÇÃO QUESTIONA O USO DE RECURSOS DO FGTS EM OBRAS DA COPA DO MUNDO DE 2014.
 
LOC: O GOVERNO NEGA IRREGULARIDADE AO EXPLICAR QUE ESSE FUNDO PREVÊ INVESTIMENTOS EM DIVERSOS TIPOS DE OBRAS NOS ESTADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(REPÓRTER) O Diário Oficial da União publicou uma norma da Caixa Econômica Federal que libera o uso de parte dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para obras da Copa. Pelo menos 4 bilhões de reais, de um total de 36 bilhões do Fundo de Investimentos do FGTS, serão destinados em 2012 para obras e projetos de transporte urbano nas 12 cidades que vão sediar os jogos do Mundial em 2014. O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, questionou a liberação ao lembrar que a presidente Dilma Rousseff vetou um artigo de uma medida provisória que liberava recursos do FGTS para as obras da Copa. Ele afirmou que a oposição vai acompanhar esses gastos por se tratar de dinheiro do trabalhador.

(ALVARO DIAS) Obviamente há que se justificar como esses recursos serão utilizados, que é o retorno que haverá para os trabalhadores através do Fundo, qual é a remuneração deste dinheiro, em que tempo esse recurso retorna para os cofres do FGTS. São questões que não estão claras. Não há transparência nisso.
 
(REPÓRTER) O líder do PC do B, o senador cearense Inácio Arruda, explicou que é comum o uso de recursos do Fundo de Investimentos em obras de infraestrutura ao citar as de saneamento básico. Ele ressaltou que representantes do governo, dos trabalhadores e dos empresários definem a aplicação do dinheiro. Inácio Arruda garantiu que não haverá perdas para o FGTS.
 
(INÁCIO ARRUDA) Já há legislação que ampara o uso dos recursos do FGTS. Nem é desvio da finalidade mesmo porque os grandes empreendimentos da Copa do Mundo de mobilidade urbana já estão dentro do PAC. Além de o grosso deste fundo ser de investimento, você ter um retorno garantido, você vai gerar mais FGTS porque é mais geração de emprego e arrecadação maior do FGTS.

(REPÓRTER) Ainda de acordo com a Caixa Econômica Federal, os recursos do Fundo de Investimento do FGTS ainda vão bancar em 2012 a construção de 800 mil moradias, além de obras de saneamento básico.
28/12/2011, 00h22 - ATUALIZADO EM 28/12/2011, 00h22
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00