Temas relativos à água serão retomados na volta dos trabalhos legislativos — Rádio Senado

Temas relativos à água serão retomados na volta dos trabalhos legislativos

LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA ÁGUA TERÁ UM PAPEL FUNDAMENTAL EM 2012. FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO, RODRIGO ROLLEMBERG.

LOC: O FOCO SERÁ A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO FÓRUM MUNDIAL DAS ÁGUAS, QUE ACONTECE NA FRANÇA EM MARÇO DO ANO QUE VEM. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER) As atividades da Subcomissão da Água em 2011 foram prejudicadas por dois fatores, na opinião do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, à qual a subcomissão é vinculada. O senador Rodrigo Rollemberg lembrou que a escolhida para presidir a subcomissão, Marisa Serrano, deixou o Senado para assumir uma vaga vitalícia no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. Além disso, de acordo com o senador pelo PSB do Distrito Federal, as atenções da Comissão de Meio Ambiente se concentraram na votação do novo Código Florestal, o que reduziu o espaço de atuação das subcomissões. Rollemberg garantiu, no entanto, que a discussão do código incorporou a questão da água.

(RODRIGO ROLLEMBERG) Uma das principais decisões do Código Florestal foi a recuperação das áreas de preservação permanente ripárias, isso é uma medida importante do ponto de vista de garantir quantidade e qualidade da água. Por outro lado, o Código Florestal também introduziu um mecanismo que diz que as bacias hidrográficas em situação crítica, o Poder Executivo, ouvidos os comitês de bacias hidrográficas, poderá determinar percentuais maiores de recuperação. Isso sem dúvida também traz um impacto positivo na questão das águas.

(REPÓRTER) O presidente da CMA anunciou que todos os temas relativos à água serão retomados na volta dos trabalhos legislativos, sob a condução do senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte. Eles terão foco na preparação e nos resultados do Fórum Mundial das águas, marcado para março. 

(RODRIGO ROLLEMBERG)  Sem dúvida alguma o tema água será muito importante para a Comissão de Meio ambiente no ano de 2012. Nós este ano fizemos um seminário internacional sobre a questão da água e preparatório para o Fórum Mundial das Águas, que acontecerá em Marselha, na França, no ano que vem, e certamente a comissão se debruçará sobre a questão das águas no ano de 2012 como um tema muito importante. (Repórter) O plano de trabalho da subcomissão prevê uma série de audiências públicas para discutir o fórum. Outros temas serão os rios em fronteiras com outros países; bacias intermunicipais e interestaduais; água e cidades; e a hidrelétrica de Itaipu.
22/12/2011, 01h53 - ATUALIZADO EM 22/12/2011, 01h53
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00