Brasil vai aumentar participação no FMI e pode ser o décimo maior cotista — Rádio Senado

Brasil vai aumentar participação no FMI e pode ser o décimo maior cotista

LOC: O BRASIL VAI AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO QUE TEM NO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL E DEVERÁ SER O DÉCIMO MAIOR COTISTA DO FMI.

LOC: PROJETO NESTE SENTIDO FOI APROVADO PELO SENADO, QUE TAMBÉM AUTORIZOU A CONTRATAÇÃO E NOVOS SERVIDORES PARA O MINISTÉRIO DO TRABALHO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(REPÓRTER) O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, explicou que a proposta aprovada no Senado fortalece a participação dos países emergentes e em desenvolvimento nas decisões tomadas pelo FMI. Além disso, segundo o senador, o Brasil passará a deter 2,316% das quotas totais do fundo, o que corresponde a um aumento de 0,533 pontos percentuais em relação a 2008.

(ANÍBAL DINIZ) E o Brasil sobe da 14ª posição para a 10ª posição entre os cotistas do Fundo Monetário Internacional. Esse projeto permite que o Brasil vote favorável e estabeleça a eleição para que todos os diretores executivos do Fundo Monetário Internacional, inclusive os dos cinco maiores cotistas do FMI sejam todos escolhidos pela junta de governadores.

(REPÓRTER) O senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, foi contrário à proposta. Segundo ele, o projeto mostra uma contradição do governo federal.

(DEMÓSTENES TORRES) Me parece que isso aí é pura vaidade presidencial, nada além. O Governo, ao mesmo tempo em que vota aqui a favor da DRU, porque alega que tem dificuldades, coloca dinheiro no FMI para emprestar. Então, o Governo tem ou não tem dinheiro? Então, é simplesmente para voltar àquela questão antiga: na época em que nós não éramos Governo, nós íamos buscar dinheiro do FMI, e agora nós estamos emprestando.

(REPÓRTER) Outro projeto aprovado no Senado cria 24 cargos em comissão no Ministério do Esporte. De acordo com a proposta, esses funcionários vão compor uma nova estrutura para tratar do futebol e dos direitos de torcedores.
21/12/2011, 03h01 - ATUALIZADO EM 21/12/2011, 03h01
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00