Base aliada decide encerrar ano legislativo votando DRU e Orçamento — Rádio Senado

Base aliada decide encerrar ano legislativo votando DRU e Orçamento

LOC: SENADORES DA BASE ALIADA SE COMPROMETEM EM ENCERRAR O ANO LEGISLATIVO VOTANDO A PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DRU E O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO.
 
LOC: JÁ A OPOSIÇÃO DESCARTA CRIAR PROBLEMAS NESTA RETAL FINAL DE VOTAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) Na tradicional reunião de Coordenação Política, o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel do PT do Ceará, disse para a presidente Dilma Rousseff que o projeto de Orçamento Geral da União deverá ser votado pelo Plenário até quinta-feira. Segundo ele, o relator, deputado Arlindo Chinaglia do PT de São Paulo, está negociando com a equipe econômica o possível atendimento de pedidos de reajuste salarial do funcionalismo público, dos benefícios de aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo, além de outras pendências que têm impacto nas contas públicas. Já o líder do governo no Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, acredita que a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União será aprovada em segundo turno nesta terça-feira. Romero Jucá reiterou o pedido que fez para que os senadores governistas garantam presença em Plenário nesta semana.
 
(ROMERO JUCÁ) Estou mantendo contato com os senadores dizendo da importância da presença de cada um nesta votação e também com os senadores da oposição para que tenhamos um processo de votação tranqüilo. Por enquanto, estão bem encaminhados os entendimentos. A presidenta Dilma demonstrou confiança, agradeceu a base do governo que votou unida o primeiro turno da DRU. Ela está com a expectativa de que possamos aprovar com boa votação amanhã, na terça-feira, o segundo turno.
 
(REPÓRTER) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, reafirmou que a oposição é contrária à prorrogação da Desvinculação de Receitas da União. Mas avisou que o PSDB não vai criar problemas durante a votação.

(ALVARO DIAS) Não há mais obstáculos. Há o cumprimento do Regimento. Todas as exigências regimentais foram atendidas. Não tivemos número para a apresentação de emendas, o que retardaria. Aí sim, teríamos condições de obstruir. Não tivemos número. Com isso, haverá votação. Certamente, no dia 20, a DRU será votada em segundo turno.
 
(REPÓRTER) Além da DRU e do Orçamento Geral da União, os senadores deverão votar nesta semana o Plano Plurianual, que trata da previsão de arrecadação, dos gastos e dos investimentos do governo federal para o período de 2012 a 2015.
19/12/2011, 00h41 - ATUALIZADO EM 19/12/2011, 00h41
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00