Senadores pedem atuação mais firme de Dilma por sucesso da Rio+20 — Rádio Senado

Senadores pedem atuação mais firme de Dilma por sucesso da Rio+20

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES PEDEM UMA ATUAÇÃO MAIS FIRME DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF PARA ASSEGURAR O SUCESSO DA CONFERÊNCIA RIO MAIS VINTE, EM JUNHO DE 2012. 

LOC: A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO DEVE SER TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): Em 1992, o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A Eco-92, ou Rio-92, trouxe ao país quase duzentos chefes de estado, e produziu alguns documentos, entre os quais a Convenção da Biodiversidade e a Agenda 21. Vinte anos depois, o Rio de Janeiro tem novamente a responsabilidade de organizar o encontro. O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor, senador do PTB de Alagoas, disse que o recente encontro sobre clima e meio ambiente na África do Sul deve servir de alerta às autoridades brasileiras. A chamada COP-17 atraiu poucos líderes mundiais e a repercussão foi considerada um fracasso por várias organizações ambientais. Fernando Collor, que era o presidente da República em 92, destacou que se empenhou pessoalmente para trazer ao Brasil o então presidente norte-americano, George Bush. O senador recomenda que a presidente Dilma Rousseff, entre em campo para assegurar o sucesso da Conferência Rio mais 20. 

(FERNANDO COLLOR) Estamos caminhando claramente para um retumbante fracasso da Rio+20, caso providências rápidas e enérgicas, por parte da sua excelência, a chefe de estado brasileira, não chame a si a responsabilidade da condução pessoal desse processo.

(REPÓRTER): A realização da Rio+20 deve ser debatida em audiência pública a ser promovida pela Comissão de Relações Exteriores no próximo ano.
15/12/2011, 00h52 - ATUALIZADO EM 15/12/2011, 00h52
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00