Indústria será obrigada a informar produtores sobre preço do litro do leite — Rádio Senado

Indústria será obrigada a informar produtores sobre preço do litro do leite

LOC: A INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS VAI SER OBRIGADA A INFORMAR AOS PRODUTORES O VALOR A SER PAGO PELO LITRO DO LEITE. 

LOC: O PROJETO FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E JÁ SEGUE PARA A SANÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. REPORTER SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): Uma das reclamações dos produtores de leite é a falta de definição do preço pago pelas empresas de laticínios. Para dar mais segurança aos produtores, a Comissão de Agricultura aprovou um projeto que obriga as indústrias a informarem até o dia 25 de cada mês o valor que pretendem pagar pelo litro do leite. O relator foi Acir Gurgacz, presidente da comissão e senador do PDT de Rondônia. Ele destacou que o projeto vai beneficiar milhares de pequenos produtores de leite. 

(ACIR GURGACZ) O único segmento econômico que não sabe o preço de seu produto na hora da entrega. Não tem idéia do quanto irá receber. Com este Projeto de Lei ele passará a saber quanto ele vai receber pelo seu trabalho. É uma reivindicação antiga.

(REPÓRTER): Outro projeto aprovado pela comissão foi do senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, que concede a todos os trabalhadores da cana-de-açucar um seguro-desemprego no valor de um salário mínimo durante o período da entressafra. O objetivo é amenizar os efeitos do desemprego no setor, como lembrou Ivo Cassol, senador do PP de Rondonia. 

(IVO CASSOL) Liberados no período da entressafra, possibilitando ainda estimular estas pessoas por meio da percepção de um benefício previdenciário, mostra-se como uma alternativa de grande relevância. 

(REPÓRTER): A Comissão de Agricultura aprovou ainda o projeto da senadora Katia Abreu, do PSD de Tocantins, que regulamenta a clonagem de animais. A proposta é considerada uma prioridade da pecuária e determina que apenas fornecedores registrados nos órgãos de fiscalização poderão produzir clones ou material genético animal. E a multa para quem descumprir a lei poderá chegar a um milhão e 500 mil reais, além do fechamento da empresa.
15/12/2011, 11h36 - ATUALIZADO EM 15/12/2011, 11h36
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00