Número de cargos no serviço exterior brasileiro deverá aumentar — Rádio Senado

Número de cargos no serviço exterior brasileiro deverá aumentar

LOC: O NÚMERO DE CARGOS NO SERVIÇO EXTERIOR BRASILEIRO DEVERÁ AUMENTAR.

LOC: PROJETO QUE AMPLIA O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, prevê a criação gradual de 400 cargos de diplomatas, 1065 de oficiais de chancelaria e 346 de assistentes de chancelaria. O relator, Gim Argello, do PTB do Distrito Federal informou que serão oferecidos 100 cargos por ano. Os postos serão preenchidos por concurso público, mediante autorização do Ministério do Planejamento e garantida a disponibilidade na Lei Orçamentária Anual. Hoje existem duzentas e vinte e três representações diplomáticas do Brasil em todo mundo e desde abril de 2006 foram criados 38 novos postos no exterior: 23 embaixadas, duas delegações e três repartições consulares. Segundo o senador Gim Argello, essa ampliação resulta das recentes transformações no cenário internacional que trazem complexos desafios à política externa brasileira.

(GIM ARGELLO) A crescente importância internacional do Brasil requer sua decisiva atuação em áreas como promoção da integração da América do Sul, aproximação com países africanos, a transformação das relações do Brasil com as grandes potências de forma a proteger os nossos interesses estratégicos entre outras. Cabe também ao ministério das Relações Exteriores prestar a devida assistência a comunidade de cerca de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior. 

(REPÓRTER): O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, apoiou o projeto citando uma recente viagem a Moscou.

(LUIZ HENRIQUE) o Brasil tem que ampliar cada vez mais sua presença nas relações multilaterais.Ainda recentemente quando estive em moscou durante um seminário...percebi que nossa embaixada não obstante a sua importância, a importância das relações bilaterais entre Brasil e Rússia, não obstante a presença crescente dos Brics no contexto internacional, a nossa embaixada tem um corpo de diplomatas ainda muito aquém das demandas que ela possui.

(REPÓRTER): O projeto segue agora em regime de urgência para a Comissão de Constituição e Justiça. Da rádio Senado, Nara Ferreira.

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO APROVOU, NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA, A INDICAÇÃO DO DIPLOMATA FERNANDO APPARÍCIO DA SILVA PARA O CARGO DE EMBAIXADOR DO BRASIL EM GUINÉ-BISSAU, PAÍS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA COSTA OESTE DA ÁFRICA. A MATÉRIA SEGUE PARA EXAME DO PLENÁRIO.
08/12/2011, 00h23 - ATUALIZADO EM 08/12/2011, 00h23
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00