Aprovado projeto que proíbe bisfenol A em mamadeiras e chupetas — Rádio Senado

Aprovado projeto que proíbe bisfenol A em mamadeiras e chupetas

LOC: MAMADEIRAS, BICOS E CHUPETAS NÃO PODERÃO CONTER BISFENOL A EM SUA COMPOSIÇÃO. É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS.

LOC: VÁRIOS PAÍSES JÁ PROIBIRAM A SUBSTÂNCIA POR CONTA DE INDÍCIOS DE QUE ELA PODE SER CANCERÍGENA E CAUSAR PROBLEMAS HORMONAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): O senador Gim Argello, do PTB do Distrito federal, que apresentou o projeto, argumentou que o uso do Bisfenol A em produtos como óculos de sol, CDs, cadeiras e outros artefatos plásticos não traz preocupações importantes. Mas, no caso de mamadeiras e chupetas há um risco de absorção da substância pelo bebê, tida como cancerígena. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, lembrou que a União Europeia e países como Estados Unidos e Canadá já restringem a comercialização de Bisfenol A e defendeu a medida no Brasil. 

(PAULO DAVIM): projeto que vem beneficiar, prevenir que nossos pequenos brasileiros possam no futuro desenvolver algum tipo de câncer ou distúrbio hormonal.

(REPÓRTER): A Anvisa já havia proibido o Bisfenol A em mamadeiras por meio de uma resolução publicada em setembro. A proposta segue para votação na Câmara dos Deputados. A Comissão de Assuntos Sociais ainda aprovou proposta que obriga os órgãos públicos de defesa do consumidor a armazenar levantamentos, registros e análises de informações sobre acidentes de consumo. O projeto determina também que as empresas têm que informar entidades de defesa do consumidor sobre eventuais perigos dos produtos ou serviços comercializados por elas.
07/12/2011, 00h19 - ATUALIZADO EM 07/12/2011, 00h19
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00