Metade do Fundo Social do Pré-Sal pode ir para a educação — Rádio Senado

Metade do Fundo Social do Pré-Sal pode ir para a educação

LOC: O PROJETO QUE PREVÊ A DESTINAÇÃO DE METADE DOS RECURSOS DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO FOI APROVADO POR MAIS UMA COMISSÃO DO SENADO, A DE EDUCAÇÃO, NESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER): A Comissão de Educação aprovou o projeto do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, que defende a destinação de cinqüenta por cento do dinheiro do Fundo Social do pré sal para a educação e para a ciência e tecnologia. O relator da matéria, senador Antonio Carlos Valadares, definiu que setenta por cento desse valor deverá ser aplicado na educação básica. 

(ANTONIO CARLOS VALADARES): Eu proponho que desses 50 por cento, 70 por cento pelo menos pra educação básica, vinte por cento pra educação superior e 10 por cento pra ciência e tecnologia. Que essa comissão entenda que esta matéria vem ao encontro não só dos estudantes, mas de toda a sociedade que pensa no futuro.

(REPÓRTER): Inácio Arruda explicou que a proposta que defende mais recursos para a educação infantil, fundamental e para o ensino médio, recebeu apoio não só dos estudantes, mas das entidades que reúnem os cientistas brasileiros. 

(INÁCIO ARRUDA): Se nos conseguirmos incluir a educação e a ciência e tecnologia com cinqüenta por cento, nós ajudamos o meio ambiente, a cultura, todas as outras áreas porque o povo bem formado e bem preparado que defende a cultura, o meio ambiente preservado e o futuro pro nosso país.

(REPÓRTER): o projeto que destina 50 por cento do fundo social do pré-sal para a educação segue agora para votação na Comissão de Assuntos Sociais. Antes da votação do projeto o senador Antonio Carlos Valadares saudou os estudantes que participam do movimento "Ocupe Brasília" uma manifestação que reúne estudantes secundaristas e do ensino superior convocados pela União Nacional dos Estudantes para pedir a aprovação do plano nacional da educação pelo congresso nacional.
06/12/2011, 02h01 - ATUALIZADO EM 06/12/2011, 02h01
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00