Comissão discute projeto que aumenta jornada de trabalho de aeronautas — Rádio Senado

Comissão discute projeto que aumenta jornada de trabalho de aeronautas

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS RECEBEU NESTA TERÇA-FEIRA PILOTOS DE AERONAVES PARA DISCUTIR PROJETO QUE AUMENTA A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DAS TRIPULAÇÕES.

LOC: A POSSIBILIDADE FOI CRITICADA PELOS PROFISSIONAIS. SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

(REPÓRTER): A Comissão de Assuntos Sociais discutiu o projeto do senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, que estabelece aumento da carga horária de trabalho para os aeronautas, que poderá chegar a 60 horas por semana ou a até 190 horas por mês. Atualmente a carga horária de trabalho dos aeronautas pode chegar a no máximo 176 horas por mês, e isto já contando os tempos de trabalho efetivo mais os deslocamentos, treinamentos e o tempo de espera. Só que o projeto foi duramente criticado pelos pilotos presentes à reunião. O relator, senador Vicentinho Alves do PR de Tocantins, que também é piloto, defende mudanças no projeto e diz que vai procurar conciliar os interesses dos trabalhadores com os dos empresários. 

(VICENTINHO ALVES): É um projeto polêmico, ele aumenta a carga horária, precisamos discutir melhor isto. E eu tenho o prazer de dizer que sou aviador de profissão, portanto tudo que eu puder fazer pelos aviadores do Brasil, irei fazer com o maior prazer aqui no Senado da República. Que a gente contemple efetivamente os interesses dos aviadores mas em sintonia com as companhias, porque nós não podemos também deixar inviabilizada as companhias porque perderemos os postos de trabalho. 

(REPÓRTER): Na justificativa de seu projeto, o senador Blairo Maggi alegou que a flexibilização do horário de trabalho dos aeronautas é uma necessidade que visa a melhoria da qualidade dos serviços para a população, uma vez que a infra-estrutura aeroportuária estaria atuando em seu limite. O projeto também aumenta a quantidade de folgas devidas mensalmente aos aeronautas, de 8 para 12 períodos de 24 horas.
06/12/2011, 00h12 - ATUALIZADO EM 06/12/2011, 00h12
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00