Senadores discutem investimentos com comitiva norte-americana — Rádio Senado

Senadores discutem investimentos com comitiva norte-americana

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DEBATERAM INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO COM UMA COMITIVA NORTE-AMERICANA.

LOC: EMPRESÁRIOS E O GOVERNADOR DE MASSACHUSSETS VIERAM AO SENADO ABRIR PORTAS PARA FUTURAS PARCERIAS. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER): A comitiva, com mais de 50 pessoas, trouxe representantes do governo, do Congresso norte-americano, mas, principalmente, empresários que operam com alta tecnologia. Eles vieram ao Brasil conhecer oportunidades de negócios nesta que é a sétima economia do mundo e a que mais tem atraído grandes investidores. O estado de Massachusetts já mantém forte comércio com o Brasil. No ano passado foram 475 milhões de dólares em transações. Agora, esse estado norte-americano quer incrementar negócios nos setores de educação, energia limpa e tecnologia da informação. O governador de Massachusetts, Deval Patrick, ouviu do senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, exemplos da boa relação entre Brasil e Estados Unidos. E o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito federal, lembrou que o maior instituto de tecnologia brasileiro, o ITA, Instituto de Tecnologia Aeronáutica, foi criado com base na excelência do MIT, o Massachutsets Institute of Technology:

(CRISTOVAM BUARQUE): talvez quase que o único setor de inovação brasileira seja o setor aeronáutico, que é fruto da Embraer, que é fruto do ITA, que foi feito 50 anos atrás graças ao MIT. O ministro Mercadante está querendo ampliar o ITA e ele próprio quer que seja feito em cooperação com o MIT.

(REPÓRTER): Exatamente por isso, Cristovam preferiu falar com os visitantes sobre educação, que, na opinião do senador e ex-ministro, é uma área em que parcerias são muito bem vindas e podem ajudar a superar os graves problemas relacionados ao ensino público básico. Além da visita à Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, a comitiva de Massachusetts ainda vai visitar universidades, empresas e autoridades públicas em São Paulo e Rio de Janeiro.
05/12/2011, 05h39 - ATUALIZADO EM 05/12/2011, 05h39
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00