Brasil melhora nota em índice de percepção de corrupção — Rádio Senado

Brasil melhora nota em índice de percepção de corrupção

LOC: O BRASIL MELHOROU SUA NOTA NO ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO, DIVULGADO PELA ONG TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL. MAS AINDA OCUPA A POSIÇÃO DE NÚMERO 73 ENTRE 182 PAÍSES PESQUISADOS. 

LOC: PARA O SENADOR ÁLVARO DIAS, LÍDER DO PSDB, UM DOS MAIORES DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS PELO BRASIL É ACABAR COM A IMPUNIDADE PARA OS CORRUPTOS. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER): A nota do Brasil no índice da Transparência Internacional subiu de 3,7, em 2010, para 3,8 neste ano. De acordo com esse estudo, o país está em 73º lugar num ranking formado por 182 nações pesquisadas. O primeiro lugar dessa lista, ou seja, onde a percepção da corrupção é menor, é ocupado pela Nova Zelândia, seguida de perto pela Dinamarca. Já os países onde a corrupção é mais percebida são a Somália e a Coréia do Norte. Jorge Sanchez, presidente da Amarribo, entidade que representa a Transparência Internacional no Brasil, explica que o estudo não avalia o nível corrupção em si, mas o sentimento da sociedade local com relação ao problema. 

(JORGE SANCHEZ): o país ter uma nota baixa não significa que necessariamente que ele é totalmente corrupto ou que ele é totalmente honesto. Quando o país fiscaliza e pune começa a reverter o índice porque aí essa percepção de corrupção ela passa a ser de uma forma positiva. Os acontecimentos locais e os acontecimentos sazonais acabam tendo um pouco de influência no índice. Toda vez que a imprensa noticia um caso de corrupção existe sim a possibilidade de interferir e influenciar no índice. 

(REPÓRTER): O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, do Paraná, é autor de um projeto que torna a corrupção um crime hediondo. Mas segundo ele, só a aprovação dessa proposta não será suficiente para que o Brasil melhore sua posição no ranking.

(ALVARO DIAS): Nós não podemos gerar falsa expectativa quando aprovamos um projeto, não basta a legislação, é preciso comportamento, postura, nós temos que adotar uma postura diferente, hoje o que há é muita cumplicidade, existe uma legislação que autoriza a punibilidade, e a impunidade acaba prevalecendo em razão da cumplicidade dos governantes. É preciso que essa postura seja alterada. 

(REPÓRTER): Entre os países latino-americanos, a percepção quanto ao nível de corrupção no Brasil está acima de países como o Chile, 22º lugar no ranking, e o Uruguai, que ocupa o 25º lugar. O país onde a corrupção é mais percebida no continente é a Venezuela, que aparece na penúltima posição da lista.
02/12/2011, 01h42 - ATUALIZADO EM 02/12/2011, 01h42
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00