Municípios poderão receber verbas específicas para ações de saúde — Rádio Senado

Municípios poderão receber verbas específicas para ações de saúde

LOC: A CIDADE EM QUE VOCÊ MORA PODE TER DIREITO A RECEBER RECURSOS ESPECÍFICOS PARA FINANCIAR AS AÇÕES DE SAÚDE QUE VOCÊ ESCOLHER VINDOS DO ORÇAMENTO DO GOVERNO FEDERAL PARA 2012.

LOC: ESTA É A PRINCIPAL NOVIDADE DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA, MAS PARA TER O DINHEIRO, CADA MUNICÍPIO PRECISA ANTES FAZER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA, DEFINIR A APLICAÇÃO E ENVIAR A ATA DESTA REUNIÃO PARA A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL ATÉ O DIA 10 DE DEZEMBRO. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE.

(REPÓRTER): O relator-geral do projeto de lei orçamentária para 2012, deputado Arlindo Chinaglia, reservou 2 bilhões e seiscentos milhões de reais do Orçamento da União para serem distribuídos entre os municípios com até cinquenta mil habitantes. São quatro mil, novecentas e cinquenta e três cidades onde moram 60 milhões de brasileiros. Elas receberão entre 300 mil e 600 mil reais, de acordo com a população, mas para isto é necessário que cada uma promova uma audiência pública em sua Câmara de Vereadores e os cidadãos decidam em quais ações de saúde o dinheiro será aplicado. O presidente da Comissão Mista de Planos e Orçamentos Públicos do Congresso Nacional, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, avalia que o cumprimento deste prazo é a principal dificuldade na votação da lei orçamentária que vai vigorar no ano que vem.

(VITAL DO RÊGO): Essa é, talvez a parte mais delicada. É neste ano colocar esta ousada e benfazeja manifestação do deputado Arlindo em prática já para 2012.

(REPÓRTER): Para saber quanto em dinheiro o seu município tem direito a empregar, acesse o site da comissão de orçamento na internet. O endereço é w-w-w ponto camara ponto gov ponto b-r barra c-m-o. A sugestão de cada cidade será transformada em uma emenda de iniciativa popular e precisa ser postada nos Correios, via Sedex, até o dia 10 de dezembro.

18/11/2011, 02h49 - ATUALIZADO EM 18/11/2011, 02h49
Duração de áudio: 01:20
Ao vivo
00:0000:00