Eleição na Mesa Diretora e aprovação de MP foram destaques do Plenário — Rádio Senado

Eleição na Mesa Diretora e aprovação de MP foram destaques do Plenário

LOC: ELEIÇÃO NA MESA DIRETORA E APROVAÇÃO DA EMEPÊ PARA CONTER A ESPECULAÇÃO CAMBIAL FORAM OS DESTAQUES DO PLENÁRIO DO SENADO. 

LOC: OS SENADORES ELEGERAM WALDEMIR MOKA PARA A SEGUNDA VICE-PRESIDÊNCIA DA CASA E APROVARAM A MP QUE PREVÊ COBRANÇA DE IOF PARA CONTRATOS FUTUROS. ACOMPANHE O BALANÇO DAS ATIVIDADES DO PLENÁRIO COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(REPÓRTER): Na quarta-feira, o plenário do senado aprovou a medida provisória 539, editada em junho deste ano. Pela emepê, os contratos de compra e venda de produtos com base no preço futuro do dólar, conhecidos como derivativos, terão que recolher o imposto sobre operações financeiras, o IOF. O valor do imposto pode chegar a até 25 por cento do valor da operação. O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, explicou que a medida ajuda a conter a alta do Real perante o dólar e evita a especulação.

(BLAIRO MAGGI): não era possível fazer comércio internacional vendo a nossa moeda descer de 1,80, 1,70 para 1,54 e descendo cada vez mais. O ataque especulativo sobre o nosso real, de fazer ser valorizado, estava tirando a competitividade das exportações brasileiras.

(REPÓRTER): No mesmo dia o plenário aprovou o nome do senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, pra ocupar a segunda vice-presidência do Senado. O cargo estava vago desde o dia 7 de novembro, quando o antigo ocupante Wilson Santiago do PMDB paraibano, deixou o senado por determinação da justiça eleitoral em favor de Cássio Cunha Lima, do PSDB. Waldemir Moka detalhou as obrigações do cargo e agradeceu a indicação do PMDB.

(WALDEMIR MOKA): A segunda vice-presidência na verdade ela implica na substituição quando da ausência do presidente e da primeira vice-presidente. Vou estar à disposição do presidente Sarney e também de toda a Casa na hora em que eu puder substituir ou representar o senado da república. Eu me sinto honrado e aproveito para agradecer ao meu partido.

(REPÓRTER): A indicação de Waldemir Moka para a segunda vice-presidência do Senado foi feita pelo líder da bancada do PMDB, senador Renan Calheiros, do estado de Alagoas. Moka fica no cargo até fevereiro de 2013.
18/11/2011, 00h56 - ATUALIZADO EM 18/11/2011, 00h56
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00