Alunos da rede pública participam de mais uma rodada de reuniões — Rádio Senado

Alunos da rede pública participam de mais uma rodada de reuniões

LOC: OS VINTE E SETE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO QUE PARTICIPAM DO PROJETO JOVEM SENADOR ESTIVERAM EM MAIS UMA RODADA DE REUNIÕES NESTA MANHÃ DE QUINTA-FEIRA. 

LOC: HOJE ELES DISCUTIRAM E APROVARAM PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E PROJETOS DE LEI, QUE AGORA SEGUEM PARA O PLENÁRIO. O TEMA QUE GANHOU MAIOR DESTAQUE FOI A EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE GEOVANA MARTINS: 

(REPÓRTER): No segundo dia do Projeto Jovem Senador as matérias que ganharam maior destaque nas comissões foram relacionadas à educação. As propostas tratam da obrigação de mensagens educacionais em TV por assinatura, línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio, cursos de capacitação para o magistério e prevenção da violência nas escolas. Os vinte e sete alunos se dividiram em três comissões: de Assuntos Econômicos, de Educação e de Gestão e Projetos Educacionais. Para a consultora legislativa do Senado, Luciana Andrade, as dezesseis pautas educacionais mostram o interesse que os estudantes tem sobre tema: 

(LUCIANA ANDRADE): Em todas as comissões do Projeto Senado Jovem é que eles iam concentrar discussão mais na área de educação, primeiro porque eles mandaram propostas para a gente, ideias de projeto. E todas elas, eu diria que não todas, mas, 80% das propostas concentrou na área de educação. A jovem senadora Rafaela Fernanda de Sousa, de Mato Grosso, afirma que estudar é necessário para obter um futuro e uma vida melhor.

(RAFAELA FERNANDA): Eu acho que tudo que as pessoas são hoje, um banqueiro, um advogado, um médico é o que é hoje, porque professor ensinou ele. Eu acho que professor é de suma importância e a educação também.

(REPÓRTER): Na Comissão de Assuntos Sociais foram aprovadas duas Propostas de Emenda à Constituição sobre a preservação da Floresta Amazônica e o aumento salarial de policiais.
17/11/2011, 00h52 - ATUALIZADO EM 17/11/2011, 00h52
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00