Senado Jovem tomou posse nesta quarta — Rádio Senado

Senado Jovem tomou posse nesta quarta

LOC: O "SENADO JOVEM" TOMOU POSSE NESTA QUARTA-FEIRA. VINTE E SETE ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM DO QUARTO CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO VÃO EXERCER O MANDATO SIMBÓLICO DE TRÊS DIAS.
 
LOC: SOB A PRESIDÊNCIA DA REPRESENTANTE DO AMAZONAS, OS JOVENS SENADORES VÃO DISCUTIR E VOTAR PROJETOS DE LEI. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:
 
(REPÓRTER): Foi uma sessão do Senado com tudo que tem direito: a posse, no Plenário, dos alunos que participam do Projeto Jovem Senador seguiu o procedimento das sessões em que os senadores assumem o mandato. Coube ao aluno mais velho, o paraibano Orlei Pereira, fazer o compromisso de posse em nome dos 27 estudantes, um por unidade da federação.
 
(ORLEI) Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de jovem senador.

(REPÓRTER) Depois que cada jovem senador fez o juramento, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, oficializou o início do mandato simbólico, com duração de três dias.

(SARNEY) Declaro empossados no cargo de senador jovem do Brasil os senhores senadores que acabam, senadoras, que acabam de prestar o compromisso da lei.
 
(REPÓRTER) Sarney desejou sucesso aos jovens senadores no exercício do mandato.

(SARNEY) Que faça parte da vida de cada um o desejo de participar da vida pública, esse desejo de ajudar o povo através das leis, através do exercício da representação que todos nós temos.

(REPÓRTER) Os jovens senadores também elegeram a Mesa Diretora, que vai conduzir o trabalho de apresentação, discussão e votação de projetos dos estudantes. A melhor proposta vai virar um projeto de lei de verdade, que será discutido pelas comissões da Casa. Com nove votos, Fernanda Maciel, do Amazonas, foi eleita presidente do Senado Jovem e já deu o seu recado no primeiro discurso.

(FERNANDA) Penso que o Projeto Jovem Senador é uma iniciativa inovadora, bem sucedida e que irá fomentar o civismo, o espírito de participação, o estudo e o conhecimento das diversas realidades do Brasil e de seu povo por intermédio da conscientização dos jovens.

(REPÓRTER) Os 27 participantes do Projeto Jovem Senador foram os vencedores da etapa estadual do Quarto Concurso de Redação do Senado. O primeiro colocado do concurso, Matheus Oliveira Farias, de Minas Gerais, foi eleito vice-presidente do Senado Jovem.
16/11/2011, 00h55 - ATUALIZADO EM 16/11/2011, 00h55
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00