Projeto acaba com impressão obrigatória de votos em urnas eletrônicas — Rádio Senado

Projeto acaba com impressão obrigatória de votos em urnas eletrônicas

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA CONCLUIU NESTA QUARTA-FEIRA A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE ACABA COM A POSSIBILIDADE DE IMPRESSÃO DO VOTO NAS URNAS ELETRÔNICAS. A REPORTAGEM É DE GEORGE CARDIM. 

(REPÓRTER): A proposta do senador Lindberg Farias, do PT do Rio de Janeiro, acaba com a obrigação de impressão dos votos em urnas eletrônicas nas eleições de 2014. A medida estava prevista em uma lei aprovada em 2009 pelo Congresso Nacional, com o objetivo de comparar o resultado apresentado na urna eletrônica com os votos impressos em papel. O relator da matéria, senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, justificou que a impressão dos votos é um retrocesso tecnológico e a compra de equipamentos para registrar a escolha de mais de 130 milhões de eleitores custaria cerca de 1 bilhão de reais. Demóstenes lembrou que a lei já foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Procuradoria Geral da República e ainda argumentou que a iniciativa poderia acabar com o sigilo das urnas. 

(DEMÓSTENES TORRES): Infalivelmente isto está associada à quebra do sigilo da votação. Portanto, é totalmente inconstitucional. Como é um lei inadequada, incompatível com a constituição, com problemas operacionais sérios, cara, nós vamos votar contra a lei e a favor do projeto do senador Linderberg.

(REPÓRTER): O projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça ainda depende de aprovação do plenário do Senado antes de ser encaminhado para a Câmara dos Deputados.
09/11/2011, 00h28 - ATUALIZADO EM 09/11/2011, 00h28
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00