Presidente do BNDES diz que o cenário é de confiança, apesar da crise — Rádio Senado

Presidente do BNDES diz que o cenário é de confiança, apesar da crise

LOC: APESAR DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL E DA PRESSÃO SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA COM A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL, O CENÁRIO É DE CONFIANÇA.

LOC: FOI O QUE DISSE O PRESIDENTE DO BNDES, LUCIANO COUTINHO, EM AUDIÊNCIA NESTA TERÇA-FEIRA, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER): O governo tem tomado medidas para garantir o nível de investimentos no País, em especial por meio do BNDES, na qualificação profissional, inovação tecnológica, infraestrutura e sustentabilidade ambiental. De acordo com Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o resultado é a manutenção de investimentos de grandes empresas, com a instalação de fábricas e a entrada de recursos no País, o que demonstra confiança no crescimento da economia brasileira. O senador Demóstenes Torres, no entanto, questionou o foco do BNDES. As críticas, de acordo com o senador do Democratas de Goiás, são de que o banco privilegia a concentração de mercado, e não o desenvolvimento social.
(DEMÓSTENES TORRES): O BNDES hoje é um banco público maior que o Banco Mundial, o que é auspicioso. Mas há algumas diferenças entre o Banco Mundial e o BNDES. O foco do banco mundial é claramente em projetos de maior retorno social. E dizem os seus críticos que o BNDES, por sua vez, ao invés de atuar como um banco mundial para o Brasil, atua mais como um banco de concessão de crédito subsidiado.
(REPÓRTER): Luciano Coutinho respondeu que o banco atua com uma expectativa de retorno social de longo prazo, de 20 a 30 anos, e que esse modelo é semelhante aos outros bancos de fomento ao desenvolvimento. No entanto, explicou o presidente do BNDES, existem diferenças importantes.
(LUCIANO COUTINHO): O BNDES tem mais duas outras funções importantes que outros bancos de desenvolvimento não têm e invejam o BNDES porque as têm. Uma é que o BNDES tem uma operação relevante de comércio exterior. Outra porque BNDES tem um banco de investimento que é a BNDESPar. A operação da BNDESPar é uma operação extremamente rentável, ela representa um quinto dos ativos do banco, mas tem originado de 50 a 60% dos lucros do banco.
(REPÓRTER): O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, destacou que o Brasil tem verificado baixa produtividade na indústria. O trabalhador brasileiro produz, de acordo com o senador, um terço do empregado coreano, um quinto do americano e metade do argentino. Ele pediu o apoio do BNDES para aumentar a produção nacional.
08/11/2011, 01h49 - ATUALIZADO EM 08/11/2011, 01h49
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00