Mesa Diretora do Senado decide pela posse de Cássio Cunha Lima — Rádio Senado

Mesa Diretora do Senado decide pela posse de Cássio Cunha Lima

LOC: A MESA DIRETORA DO SENADO DECIDIU PELA POSSE DO EX-GOVERNADOR CÁSSIO CUNHA LIMA COMO SENADOR DO PSDB DA PARAÍBA. A POSSE SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA.
LOC: O SENADOR WILSON SANTIAGO, DO PMDB, DISSE QUE VAI RECORRER DA DECISÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): Nove meses após o início da legislatura 2011-2014, o candidato ao Senado mais votado na Paraíba tomará posse nesta terça-feira. Apesar dos mais de um milhão de votos, Cássio Cunha não pôde assumir o mandato devido à Lei da Ficha Limpa, que impede a diplomação de políticos condenados por órgãos colegiados. O tucano responde a um processo por suposto abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006. Mas em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as novas regras de inelegibilidade não valeram para as eleições de 2010. Após a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Cássio Cunha Lima recorreu à Mesa Diretora do Senado para assumir sua vaga na Casa. Por unanimidade, o colegiado acatou a decisão judicial após prazo de defesa dado ao senador Wilson Santiago do PMDB, que perdeu a vaga. Cássio Cunha Lima afirmou que vai defender os interesses de seu estado e do país.
(CÁSSIO CUNHA LIMA): ...
(REPÓRTER): O senador Wilson Santiago avisou que, mesmo estando fora do cargo, vai recorrer da decisão judicial.
(WILSON SANTIAGO): ...
(REPÓRTER): O senador Ciro Nogueira do PP Piauí explicou que dois outros casos serão analisados assim que o Senado receber uma notificação. Ele explicou que o TRE do Amapá ainda não diplomou João Capiberibe do PSB para que a Mesa se manifeste, apesar da decisão judicial.
(CIRO): ...
(REPÓRTER): Jader Barbalho, do PMDB do Pará, candidato mais votado em seu estado para uma cadeira no Senado em 2010, e também enquadrado na Lei da Ficha Limpa, aguarda um posicionamento do Supremo Tribunal Federal.
07/11/2011, 00h52 - ATUALIZADO EM 07/11/2011, 00h52
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00