Escolha de Aldo Rebelo para o cargo de ministro repercute no Senado — Rádio Senado

Escolha de Aldo Rebelo para o cargo de ministro repercute no Senado

LOC: A ESCOLHA DO DEPUTADO ALDO REBELO, DO PC DO B DE SÃO PAULO, PARA O CARGO DE MINISTRO DO ESPORTE REPERCUTIU ENTRE OS SENADORES DO GOVERNO E DA OPOSIÇÃO.
 
LOC: ALDO REBELO ASSUME A VAGA DE ORLANDO SILVA, QUE PEDIU DEMISSÃO NESTA QUARTA-FEIRA DEPOIS DE DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NA GESTÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER): Na primeira entrevista depois de aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff, o deputado Aldo Rebelo disse que a prioridade dele à frente do Ministério do Esporte será o andamento das tarefas relacionadas à Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A escolha do deputado foi elogiada pela senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul:
(ANA AMÉLIA): Um dos mais respeitados líderes do partido comunista do brasil, o pcdob, já foi ministro de lula na articulação política, e com grande espírito público, mais preocupado em relação ao país e menos com interesses setoriais, foi o relator do código florestal que está em exame nesta casa.
(REPÓRTER): O senador Inácio Arruda, que é do PCdoB do Ceará, mesmo partido de Aldo Rebelo, disse que a legenda só aceitou permanecer no comando da pasta do Esporte por acreditar na inocência do ex-ministro Orlando Silva:
(INÁCIO ARRUDA): mostrou também uma distinção de um partido muito unido, muito convicto da inocência do seu ministro
(REPÓRTER): Já o senador Jorge Viana, do PT do Acre, espera que o novo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, adote providências contra o que ele chamou de máfia que tomou conta do futebol brasileiro.
(JORGE VIANA): Tem uma espécie de máfia conduzindo o futebol brasileiro aqui no nosso país. É lamentável isso, toda hora ela se manifesta de um jeito ou de outro. Criaram uma justiça deles, que eles controlam, que eles julgam e condenam. E eu acho que o Brasil precisa virar essa página.
(REPÓRTER): E o senador de oposição, Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, acredita que não adianta apenas mudar o ministro, é preciso repensar a forma como os cargos são preenchidos na Esplanada dos Ministérios:
(ALVARO DIAS) A causa desses escândalos e de todos esses contratempos é exatamente o modelo. O modelo de loteamento dos cargos do governo entre os partidos aliados. E como se vê agora o modelo persiste. Ele resiste a todas essas turbulências, eles se mantêm.
(REPÓRTER): O alagoano Aldo Rebelo é jornalista e está no sexto mandato como deputado federal pelo PC do B paulista. Foi Ministro de Estado da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Governo Lula, entre 23 de janeiro de 2004, a 20 de julho de 2005.
27/10/2011, 04h02 - ATUALIZADO EM 27/10/2011, 04h02
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00