Estudantes com deficiência de qualquer idade terão acesso à escola pública — Rádio Senado

Estudantes com deficiência de qualquer idade terão acesso à escola pública

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU O PROJETO QUE GARANTE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DE QUALQUER IDADE O ACESSO À ESCOLA PÚBLICA.
 
LOC: O PROJETO ATENDE A UM PEDIDO DE PAIS DE ALUNOS MAIORES DE DEZOITO ANOS QUE TEM DIFICULDADES DE CONSEGUIR VAGAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(REPÓRTER): A proposta do senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, muda o texto da lei de diretrizes e bases da educação para garantir que a educação especial seja oferecida para alunos de todas as idades e níveis educacionais. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, relator da proposta, explicou a importância da matéria.
(PAULO PAIM): O senador Cyro Miranda apresentou um projeto depois de duas audiências publicas pra garantir uma janela pra que o aluno especial possa ter, baseado na sua realidade, uma escola também especial.
(REPÓRTER): Muitos pais de estudantes com condições graves de deficiência, reclamaram que as escolas públicas restringem a matricula dos jovens com mais de 18 anos na escola especial, como explicou o senador Cyro Miranda.
(CYRO MIRANDA) Essa é uma idade cronológica, o que não confere com a idade mental dessas pessoas. Você encontra, com 18, 19, 20, 25 anos, e a idade mental de 5 anos. E nós estamos correndo contra o tempo porque se nós não aprovarmos essa lei ainda esse ano, no final agora do ano são oferecidas as vagas escolares. (..).
(REPÓRTER): Com a aprovação da proposta na Comissão de Educação, a matéria segue para votação na Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para votação em Plenário.
26/10/2011, 01h25 - ATUALIZADO EM 26/10/2011, 01h25
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00