Criação de programa de microdestilarias preocupa setor sucroalcooleiro — Rádio Senado

Criação de programa de microdestilarias preocupa setor sucroalcooleiro

LOC: A CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE MICRODESTILARIAS, QUE FABRICARIAM ATÉ CINCO MIL LITROS DE ETANOL E BIODIESEL POR DIA, PREOCUPA O SETOR.
 
LOC: ELES DISSERAM NESTA QUARTA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO, QUE TEMEM CONCORRÊCIA DESLEAL E QUEDA NA QUALIDADE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(REPÓRTER): O Promicro, Programa de Microdestilarias de Álcool e Biocombustíveis, vai atender principalmente os agricultores familiares. Mas representantes de produtores e distribuidoras temem queda na qualidade da produção e concorrência desleal com quem já atua no mercado. O diretor do Sindicato Nacional de Distribuidoras de Combustíveis, Fábio Marcondes, disse que várias empresas, sobretudo no mercado de etanol, deixam de recolher os impostos, e por isso podem oferecer preços mais competitivos. Ele pediu que a proposta considere todas as características do setor.
(FÁBIO MARCONDES): A gente entende que todas as iniciativas devem não perder de vista a isonomia de todos os elos da cadeia, pra não criar distorções que possam levar até à fuga de investimentos tendo em vista os problemas de mercado que podem acontecer.
(REPÓRTER): Marcondes lembrou que há uma proposta de marco regulatório dos biocombustíveis em análise na Comissão de Infraestrutura do Senado, e acha que o Promicro deveria ser discutido dentro desse contexto. O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Acir Gurgácz, do PDT de Rondônia, autor do projeto acredita que poucas das empresas beneficiadas sonegarão impostos. Ele defende que o Promicro será importante para a geração de emprego e renda e que o resultado vai ser positivo.
(ACIR GURGACZ): Alguns anos atrás, para efeito de pesquisa, eu utilizei biodiesel fabricado do sebo, B50, e não tive nenhum problema. Depois foram abertos os motores dos veículos e não houve nenhum desgaste superior. Tinha um cheiro de pastel, né? Um cheiro diferente. Mas é melhor do que o cheiro do óleo diesel. Mas temos que repensar toda essa trajetória da produção até chegar ao consumidor.
(REPÓRTER): O representante da Confederação Nacional de Agricultura, Gerson Carneiro Leão, sugeriu a ampliação dos limites de produção das microdestilarias.
(GERSON CARNEIRO LEÃO): Não sou contra o projeto de 5 mil litros/dia, mas acho que ele deveria ser feito em cooperativismo por causa da logística. Você fabricar 5 mil litros/dia não tem como nem o caminhão retirar esses 5 mil litros, porque o menor caminhão pega 15 mil litros.
(REPÓRTER): Gerson Carneiro disse que a CNA tem um projeto para usinas cooperadas com capacidade de produção de 80 mil litros de biocombustível por dia, que está parado há quatro anos no BNDES.
26/10/2011, 01h22 - ATUALIZADO EM 26/10/2011, 01h22
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00