Comissão quer informações do Itamaraty sobre não pagamento à OEA — Rádio Senado

Comissão quer informações do Itamaraty sobre não pagamento à OEA

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL QUEREM INFORMAÇÕES DO ITAMARATY SOBRE POSSÍVEL SUSPENSÃO DOS PAGAMENTOS DO BRASIL À ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS.

LOC: A QUESTÃO FOI LEVANTADA PELO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PTD DO DISTRITO FEDERAL. ELE CITOU REPORTAGEM QUE LIGA A FALTA DE PAGAMENTOS À POSIÇÃO DO ÓRGÃO DE DIREITOS HUMANOS DA OEA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): As relações entre o governo brasileiro e a Organização dos Estados Americanos estão estremecidas desde abril passado quando o órgão da OEA denunciou violações de direitos humanos na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Segundo matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta quinta-feira, em retaliação ao posicionamento duro da Comissão de Direitos Humanos da OEA contra a construção da usina, o Brasil não teria repassado a cota anual de seis milhões de dólares à organização. Ainda de acordo com a reportagem, a contribuição brasileira equivale a seis por cento do orçamento da organização, sediada em Washington. Em reunião nesta quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa nacional aprovou o pedido de informação ao Itamaraty sobre a veracidade da suspensão dos pagamentos e o porquê da medida, considerada uma retaliação injustificada. O documento foi apresentado pelo senador Cristóvam Buarque, do PDT do Distrito Federal.
(CRISTOVAM): A oea tem uma comissão interamericana de direitos humanos que levantou a possibilidade a suspeita de que a construção da represa de belo monti pode ferir direitos humanos da população local. o brasil não tem nenhuma obrigação de achar que isso seja fato, tem todo o direito de recursar isso tanto com argumentos técnicos, eticos e políticos. agora não pode chantagear uma instituição... porque é usar uma força do ponto de vista financeiro para tentar colocar uma organização de joelhos. isso é inaceitável.
(REPÓRTER): A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA convocou o governo brasileiro para um encontro em Washington, no próximo dia 26, para explicar por que não cumpriu exigência da entidade de suspender imediatamente o licenciamento e construção de Belo Monte, que deverá ser a maior hidrelétrica totalmente brasileira, para geração de energia no Norte do País.

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A INDICAÇÃO DO DIPLOMATA MARCELO BAUMBACH (BAUMBÁCR) PARA SER O PRÓXIMO EMBAIXADOR DO BRASIL NO SURINAME. A INDICAÇÃO SEGUE AGORA PARA EXAME NO PLENÁRIO DO SENADO.
20/10/2011, 00h38 - ATUALIZADO EM 20/10/2011, 00h38
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00