Orlando Silva nega acusações de corrupção envolvendo ONGs — Rádio Senado

Orlando Silva nega acusações de corrupção envolvendo ONGs

LOC: ACUSADO DE PARTICIPAR DE UM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO ORGANIZAÇÕES NÃO- GOVERNAMENTAIS, O MINISTRO DO ESPORTE, ORLANDO SILVA FOI OUVIDO PELAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DE EDUCAÇÃO DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA.

LOC: ORLANDO SILVA SE DEFENDEU DE TODAS AS ACUSAÇÕES. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ AS INFORMAÇÕES.

(REPÓRTER): Um policial militar do Distrito Federal, chamado João Dias, acusou o ministro Orlando Silva de receber dinheiro na garagem do ministério do Esporte e de comandar um esquema de desvio de verbas destinadas ao Programa Segundo Tempo. O ministro explicou que pediu a abertura de três investigações. A primeira é pelo Ministério Público, a segunda pela Polícia Federal e a terceira pela Comissão de Ética do Serviço Público.
(ORLANDO SILVA): Eu tenho orgulho da minha trajetória, tenho orgulho do que faço e não vou permitir que a minha vida seja maculada pela atividade de um delinqüente. Que reage ao interesse ferido. Reage porque exigi que devolvesse os recursos públicos. Ele acusa porque eu cobro a devolução.
(REPÓRTER): João Dias é acusado de desvios de recursos públicos do Ministério do Esporte repassados por meio do programa Segundo Tempo a duas ONGs pelas quais é responsável. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, questionou o ministro.
(ALVARO DIAS): Creio que não podemos consagrar a tese da desqualificação de quem denuncia. Porque desqualificar quem denuncia certamente favorece a desonestidade. Isso em tese, não me refiro especificamente a este episódio.
(REPÓRTER): A senadora Vanessa Graziotin, do PC do B do Amazonas, saiu em defesa do ministro e disse que é necessário que o acusador apresente provas da denúncia, porque o caso tornou-se uma briga de interesses econômicos e políticos.
(VANESSA GRAZZIOTIN): Nós precisamos exigir a prova e mais. Eu não vejo essa questão como uma questão ética, não. Eu vejo como uma questão mais política. Sabe porquê? Porque todas as matérias que a gente lê na imprensa, todas, é dizendo o seguinte: o Ministério dos Esportes era o patinho feio. De patinho feio ele foi transformado em um belo cisne!
(REPÓRTER): Na tarde desta quarta-feira o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu apresentar denúncia sobre o caso no Supremo Tribunal Federal.
19/10/2011, 05h58 - ATUALIZADO EM 19/10/2011, 05h58
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00