Bancadas do Rio de Janeiro e Espírito Santo contestam relatório — Rádio Senado

Bancadas do Rio de Janeiro e Espírito Santo contestam relatório

LOC: AS BANCADAS DO RIO DE JANEIRO E DO ESPÍRITO SANTO, NO SENADO, CONTESTAM O RELATÓRIO DO RATEIO DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO, E QUEREM VOTAÇÃO DE PROPOSTA ALTERNATIVA.

LOC: MAS O LÍDER DO GOVERNO MANTÉM PARA ESTA QUARTA-FEIRA A APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO APRESENTADO PELO SENADOR VITAL DO REGO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN:

(REPÓRTER): As bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito vão tentar votar um projeto alternativo ao do senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, que trata do rateio dos royalties da exploração do petróleo. Os representantes dos estados produtores criticaram a proposta que, segundo eles, resultará numa perda de 89 bilhões de reais em 2020. Eles avaliam como inconstitucional o projeto em discussão no Plenário. O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, reiterou que os estados produtores querem compartilhar as receitas do pré-sal e não as do pós-sal por incluírem no rateio as áreas já licitadas. Ele avalia que o projeto dele vai manter os ganhos dos estados produtores e garantir recursos para os não produtores.
(FRANCISCO DORNELLES)...
(REPÓRTER): O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, questiona um artigo que muda a localização das bacias de petróleo.
(RICARDO FERRAÇO)...
(REPÓRTER): O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, admitiu ajustes ao relatório do senador Vital do Rêgo. Mas mantém a votação desta quarta-feira, após reunião com o relator.
(ROMERO JUCÁ): ...
(REPÓRTER): Já o senador Wellington Dias, do PT do Piauí, descartou um acordo com o Rio de Janeiro.
(WELLINGTON DIAS): ...
(REPÓRTER): Caso o projeto do senador Vital do Rêgo seja aprovado, a bancada dos estados produtores vai tentar modificá-lo.
19/10/2011, 00h51 - ATUALIZADO EM 19/10/2011, 00h51
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00